Vestibulando

Atualidades para vestibular: fique atento a 5 temas

Você sabia que estudar atualidades para vestibular é muito importante? Ao final do ensino médio, os alunos do terceiro ano se preparam para realizar o Enem e outros vestibulares na busca da aprovação em alguma faculdade. 

Porém, com tantas matérias para estudar, é normal que você fique focado nos estudos escolares e acabe se afastando dos noticiários e novidades do país, mas saiba que isso pode acabar prejudicando na hora de fazer as provas. Para que isso não aconteça, separamos neste conteúdo algumas dicas e temas relevantes que podem aparecer nas provas de 2019. Confira!

A importância de se manter atualizado

As provas de vestibulares atuais prezam pelo conhecimento escolar do aluno, mas também pela capacidade que ele tem de se manter atualizado e de poder argumentar sobre assuntos que estão em voga no Brasil e no mundo. 

Por isso, é preciso que o jovem reserve, diariamente, um tempo para se atualizar, além de conversar com amigos e professores sobre o tema. Afinal, não basta saber o que está acontecendo de relevante no mundo, é necessário entender as causas da situação e como esse problema impacta a vida das pessoas.

5 temas que podem ser exigidos no Enem e nos vestibulares

Nas provas de vestibular, é comum que seja cobrada do aluno uma redação sobre um tema específico. No geral, ela é do tipo dissertativo-argumentativo, deve ter entre 20 e 30 linhas e busca avaliar o domínio da gramática, coesão e coerência do estudante. Por isso, confira alguns assuntos relevantes para produzi-la!

1. Retrocesso nos direitos coletivos

Vários países do mundo, inclusive o Brasil, têm vivido uma onda de conservadorismo nos últimos anos. Com esse novo prisma, direitos coletivos que já estavam consolidados na Constituição Federal começaram a ser questionados por alguns políticos e parte da população.

Assim, é importante que você se aprofunde e saiba argumentar sobre questões como o direto à liberdade de expressão, alterações na reforma da previdência, mudanças nas leis trabalhistas e casamento entre pessoas do mesmo sexo. 

2.Crise migratória

Outro assunto que tem ganhado destaque internacional é a crise migratória no mundo inteiro. Especificamente no país, o Brasil começou a receber haitianos em 2011, e agora com a crise da Venezuela, muitos imigrantes têm chegado pelas fronteiras. 

Você pode utilizar argumentos falando sobre a importância de receber essas pessoas, prezando pela responsabilidade social e a manutenção dos direitos humanos e repudiando atitudes de preconceito e xenofobia com povos estrangeiros. 

3. Porte de armas

O porte de armas é um tema polêmico e que gera muitas discussões. Após a eleição do presidente, esse assunto voltou aos jornais, pois o novo governo flexibilizou o porte de armas. Independentemente do seu posicionamento, é importante defendê-lo com argumentos sólidos e que respeitem os direitos humanos. 

4. Rompimento de barragens 

No início de janeiro de 2019, houve o rompimento de uma barragem em Brumadinho, Minas Gerais. O acidente resultou na morte de centenas de pessoas, e uma onda de rejeitos de minério de ferro se espalhou por rios e pastagens. 

Esse caso trouxe à luz das autoridades, a possibilidade de que outras barragens se rompam por falta de manutenção. Esse tema poderá ser explorado junto à importância da manutenção do meio ambiente e às obrigações das autoridades em fiscalizar e punir os responsáveis. Assim, é importante que você entenda o caso e saiba fazer essas relações. 

5. Democracia no Brasil

A democracia no Brasil é outro tema polêmico e que pode ser abordado nas provas de vestibulares. Desde 2016, quando a Presidente Dilma Rousseff sofreu impeachment, e depois outros casos de corrupção e escândalos foram descobertos, a instituição democrática vem perdendo força.

Você deve saber dialogar sobre os motivos que ocasionaram essa desesperança, como o alto número de desemprego, estagnação da economia, sensação de impunidade e excesso de polarização na política. 

Portanto, estudar atualidades para vestibular é fator crucial para conseguir um bom resultado na prova. Ao se atualizar sobre esses temas, você vai ter um panorama geral sobre o país e poderá falar com mais propriedade na hora da redação. 

E aí, gostou das dicas deste texto? Então, compartilhe-o nas redes sociais e mostre aos amigos que você está por dentro do assunto.

You may also like
6 dicas para se dar bem no vestibular de medicina
Conheça os 4 erros comuns na escolha na profissão e como evitá-los
Saiba mais sobre a carreira e o curso de engenharia civil

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This