#EuSouUniFacig Carreira Vida de Estudante

VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS

No dia 26 de agosto, aconteceu no Centro Universitário, no Campus Coqueiro, o VII Seminário de Educação para a Diversidade e Direitos Humanos, com o tema: A Genealogia de um Silêncio – Direitos Universais, Exploração Colonial e Racismo, evento este que impactou diretamente todos os presentes.

O preletor do evento foi o Professor Mateus Thomaz Bayer, doutorando do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFRJ, onde atua junto à linha de pesquisa “Processos Psicossociais, Históricos e Coletivos” e lidera projetos nas áreas de história das formas de governo e sua articulação com a produção de subjetividade; modernidade e invenção do sujeito; e produção de subjetividade no contexto neoliberal.

O evento contou ainda com a participação do Coordenador do Curso de Direito do UNIFACIG Professor Dr. Victor Conte André; da Coordenadora dos cursos de Licenciaturas: Matemática, Pedagogia e História do UNIFACIG, Professora Mestra Lidiane Hott Fúcio Borges; do Coordenador do Curso de Psicologia do UNIFACIG, Professor Mestre Márcio Rocha Damasceno e com o Pro Reitor de Ensino, do UNIFACIG, Professor Mestre Oscar Lopes da Silva, que discorreram sobre a importância da continuidade de debates sobre os Direitos Humanos onde os conhecimentos devem desenvolver uma visão crítica e reflexiva sobre representação social dos Direitos Humanos, no contexto das demandas atuais, desconstruir preconceitos e identificar os principais mecanismos para sua promoção e garantia, bem como conhecer a forma de sua utilização.

Ao percebermos como a raça se constitui como um elemento estruturante das relações sociais. Perceberemos que o racismo sustenta os processos de diferenciação e de desigualdades aqui estabelecidos. A partir dessa reflexão, foi possível o percurso que nos auxiliou a evidenciar a relevância de se considerar a ideia de raça para a compreensão e transformação das desigualdades e para a garantia dos Direitos Humanos no Brasil.

Texto: Lidiane Hott  e Márcio Rocha Damasceno

Saiba como ser um profissional de destaque no mercado
Como aumentar seu network na faculdade?
Professoras do UNIFACIG Participam da 2ª Formação do Projeto Letramento em Programação do Instituto Ayrton Senna