10 Dicas para estudar para o vestibular

8 minutos para ler

O vestibular é, sem dúvida, uma fonte de muito estresse e ansiedade. São muitas as matérias para estudar, conteúdos que nunca mais terminam (ou parecem não ter fim), e o tempo para a preparação nos parece ser escasso. 

Não há ninguém que não fique com um certo medo do vestibular, alguns até sentem aquele frio na barriga, e há até quem se desespere. A verdade é que o nosso futuro depende muito dos resultados do vestibular.

A boa notícia é que podemos nos preparar para o vestibular e tornar todo esse processo mais fácil. Nesse artigo, vamos deixar-lhe algumas dicas para se preparar e estudar para o vestibular. 

As 10 melhores dicas para estudar para o vestibular

Se quer ter bons resultados no vestibular, a primeira coisa a fazer é preparar-se para o que virá. Serão tempos de muito estudo, esforço e dedicação, mas com a devida organização e preparação, se torna bem mais simples. 

Nestas 10 dicas que trazemos, vai aprender a preparar a sua rotina de estudo, assim como a estudar de forma eficiente. 

Vamos?

1 – Mantenha-se organizado

A organização é essencial em qualquer atividade que temos, não só para estudar para o vestibular, mas também no trabalho, e até em nossa rotina diária. 

No que diz respeito aos estudos, a organização pode, sim, fazer toda a diferença. Quando estamos organizados, conseguimos um maior rendimento, assim como aproveitamos muito melhor o nosso tempo. 

A verdade é que não precisamos passar 16 horas estudando. Se nos organizarmos, conseguimos tempo para estudar, passear, sair com os amigos e relaxar em casa vendo um filme no final de semana.

Os cronogramas são excelentes ferramentas de organização. A ideia é fazer um quadro com tudo o que precisa de estudar, definindo prazos de concretização. Não se esqueça de incluir também a revisão e testes de conhecimentos no seu cronograma. 

No final, você obterá algo como isso (lembramos que este é apenas um exemplo de cronograma. Você deve criar o seu de acordo com as suas necessidades e dificuldades): 

Para que o seu estudo seja otimizado, deixe tudo o que precisa em um único lugar, desde livros, textos, artigos, e até anotações. O ideal é ter uma secretária sua para estudar. Mantenha sempre tudo à mão para não perder tempo procurando uma informação que precisa. 

2 – Mantenha-se a par dos editais

Muitas vezes, os editais do vestibular nos dão informações muito úteis para os estudos. Como sabe, os exames de vestibular são feitos pelas próprias faculdades e, como tal, enquanto umas optam por algumas matérias, outras dão preferência a outras. 

Sendo assim, não deixe de ver os editais para saber exatamente o que vale a pena estudar e dedicar um pouco mais do seu tempo. 

Uma dica é sempre ver a bibliografia de referência. Muitas faculdades indicam essa bibliografia para ajudar os alunos a identificarem os conteúdos que devem ser aprofundados. 

3 – Mantenha o seu espaço limpo e organizado

Se quer ter bons resultados no vestibular, a organização é tudo. Ter um espaço de estudo bagunçado não vai trazer nada de bom. Se não consegue manter a sua mesa de estudos organizada, é impossível conseguir organizar as ideias em sua cabeça. 

Além disso, quando a nossa secretária está um caos, acabamos nos distraindo enquanto estudamos. Como se não bastasse, muitas vezes essa desarrumação e desorganização causam problemas de ansiedade e estresse (tudo aquilo que não precisamos em uma altura como essa!). 

4 – Use e abuse dos simulados

É verdade que existem diferentes métodos de estudo e cada um de nós se dá melhor com um método em prol dos outros. No entanto, a prática leva à perfeição e, sem dúvida, quando vamos treinando, vamos aprendendo e adquirindo conhecimentos. 

Afinal, é mais fácil nos lembrarmos de uma questão que falhamos, do que nos recordarmos do conteúdo de uma aula. 

Como tal, deverá fazer, ao longo de todo o processo de estudo, simulados e responder a provas antigas do vestibular.  

Além de testar os seus conhecimentos, vai ficar bem mais estimulado para estudar mais e mais. Outra vantagem de fazer esses simulados é que vai-se preparando para o estilo do exame vestibular. 

5 – Estude primeiro as matérias que considera mais difíceis

Todos nós apresentamos mais dificuldades em algumas matérias. Geralmente, a matemática e a língua portuguesa são aquelas que mais exigem dos alunos. No entanto, cada um tem as suas próprias fraquezas. 

Antes de mais nada, defina quais são as matérias que considera mais difíceis. No cronograma, dedique os primeiros lugares a elas. 

6 – Não se esqueça da redação

Um dos maiores erros dos alunos que estão estudando para o vestibular é se esquecerem de praticar a redação. 

A produção de textos de qualidade é essencial para termos bons resultados no vestibular. Por isso, mesmo que já seja bom em gramática e redação, não deixe de tirar algum tempo para se dedicar a esses temas. 

7 – Experimente misturar matérias em um mesmo dia

A maior parte de nós segue uma linha de estudo contínua, ou seja, estudamos tudo de uma matéria e só depois passamos para outra (como mostramos no nosso cronograma). No entanto, alguns estudos indicam que misturar conteúdos pode oferecer melhores resultados, pois força o nosso cérebro a se reestruturar e focar. 

Esse é apenas um método de estudo, o que não quer dizer que dê certo com todo o mundo. Mas experimente estudar, por exemplo, 1 hora de matemática e depois estudar 1 hora de história. 

Se verificar que obteve melhores resultados, então continue nesse caminho!

8 – Una estudo e diversão

É normal que, nesse momento, a sua cabeça só pense no vestibular e em quantos conteúdos tem para estudar. Mas a diversão é essencial para estarmos bem mentalmente. Se você não consegue sair sem sentir culpa por não estar estudando, uma ótima forma de contornar essa situação é aprender de forma divertida. 

Com a internet, hoje encontramos facilmente livros, séries e filmes que têm conteúdos muito interessantes para o vestibular, principalmente conteúdos históricos. Assim, além de se distrair, vai aprender! 

9 – Descubra o melhor horário para estudar

Nem todos são produtivos de manhã! Sabe aquela história de que é de manhã que começa o dia?! Pois bem! Nem para todas as pessoas, e talvez você seja uma delas! Não existe certo ou errado quando o assunto é o melhor horário para produzir (no seu caso, estudar). 

É importante perceber em qual horário consegue ter melhores rendimentos para organizar a sua agenda. Se, por exemplo, consegue estudar melhor à noite, opte por deixar as matérias mais difíceis para esse horário. 

10 – Não deixe de cuidar da sua saúde

A sua saúde está sempre em primeiro lugar. Afinal de contas, se o nosso corpo não se sente bem, é impossível conseguirmos bons resultados em qualquer atividade que façamos. Por isso, se quer ter um “notão” no vestibular, tenha uma alimentação saudável, pratique exercício físico e dura, pelo menos, 7 horas por dia. 

Concluindo: 

O vestibular é, sem dúvida, um dos grandes receios da maior parte dos estudantes, principalmente aqueles que querem concorrer a faculdades públicas. No entanto, se nos prepararmos bem para essa etapa de nossas vidas, os resultados serão favoráveis. 

É legítimo que sinta alguma pressão em cima dos seus ombros. Afinal, escolheu uma profissão que quer seguir e tudo depende dos resultados do vestibular. Podemos dizer que é um sonho que está prestes a se tornar realidade, mas que está dependente do resultado dos exames. 

Se ainda não sabe exatamente qual a profissão ou faculdade a seguir, nós aconselhamos que visite o site Guia das Profissões, o qual já é uma referência no que diz respeito à escolha profissional, oferecendo um simulador e testes vocacionais que podem ajudar a escolher uma profissão que realmente se enquadra no seu perfil e personalidade. 

Se ainda está na dúvida, não deixe de visitar o site, pois é essencial já saber a profissão que quer seguir para depois se preparar da melhor forma para o vestibular. 

Nesse artigo você aprendeu 10 dicas valiosas que podem fazer toda a diferença na hora de estudar para os exames de vestibular. Não deixe de seguir todas elas. Nós te desejamos muito sucesso nessa caminhada!

Posts relacionados

Deixe um comentário