Vida de Estudante

5 atividades complementares na faculdade que vão ajudar na carreira

O período da faculdade pode ser muito mais produtivo e enriquecedor para sua carreira e para o conhecimento geral do que você pode imaginar. Essa é uma fase bem intensa na vida dos jovens, com muitas provas, trabalhos, livros para ler, entre outras tantas tarefas. Porém, muito além dos muros das salas de aulas e da grade curricular, há um mundo de oportunidades que podem enriquecer o currículo, a carreira, agregar competências e trazer crescimento pessoal.

São as atividades complementares, realizadas fora do horário de aula. É um tempo que o estudante se dedica a outras atividades que trazem muitos benefícios. A seguir, apresentamos algumas sugestões que você pode seguir. Basta saber com qual — ou com quais — você se identifica mais.

1. Trabalho voluntário

Desenvolver algum trabalho voluntário é uma via de mão dupla. Pessoas que precisam de algum tipo de ajuda serão atendidas e, para o estudante, é um aprendizado para a vida, pois conseguirá desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e em situações e condições adversas, muitas vezes, com carência de recursos e de estrutura.

Além disso, o trabalho voluntário ajuda no amadurecimento ao conviver em meios diferentes daqueles que já está acostumado. Ao praticar essa atividade, o estudante terá uma visão mais ampla do mundo.

2. Iniciação científica

A Iniciação científica é uma atividade excelente para aprofundar os conhecimentos nas áreas que tem mais interesse, pois é um trabalho feito com muitas horas de pesquisa e dedicação. Geralmente, é escolhida por aqueles que têm mais interesse em serem pesquisadores, porém, praticar essa atividade pode trazer benefícios para a carreira de todos os estudantes.

Um profissional que tem curiosidade intelectual, interesse e facilidade em aprender é sempre bem visto no mercado e são exatamente essas competências que são trabalhadas na iniciação científica.

3. Empresa júnior

A participação na empresa júnior é uma das atividades complementares que mais contribuem para a carreira. Essa é uma oportunidade para colocar em prática muito do que é estudado nas salas de aula. Diversas habilidades são trabalhadas durante o período em que o estudante faz parte desse projeto, o que já é uma preparação para o mercado de trabalho.

Dentre as principais competências desenvolvidas, podemos destacar: trabalho em equipe, disciplina, foco, busca por resultados, convivência com pessoas diferentes, noção de hierarquia e responsabilidade.

Como o ambiente da empresa júnior é muito semelhante ao das empresas em geral, esse é um preparo bem eficiente para futuros estágios ou empregos. Vale a pena investir algumas horas nessa empreitada.

4. Monitoria

A atividade de monitoria é bem interessante porque o aluno atua como um assistente do docente. Algo muito enriquecedor para a carreira e para a vida, pois terá um bom tempo de convivência com aqueles que serão seus primeiros mentores, os professores, ou seja, muito conhecimento será adquirido. E nada melhor para se preparar do que acompanhar pessoas já bem experientes.

5. Centro acadêmico

Para qualquer profissional, construir um bom networking é fundamental. Afinal, em diversos momentos, precisará de contatos para as mais diversas finalidades. Participar de um centro acadêmico é um dos primeiros passos para construir uma rede de contatos. Há pessoas de diversos cursos, turmas e até mesmo de outras faculdades. Quem sabe a partir dessa convivência não sai uma boa oportunidade de emprego?

E você, se interessou pelas atividades complementares que sugerimos? Conta pra gente nos comentários.

You may also like
Os alunos de Enfermagem da FACIG vão até as Gestantes no Centro Estadual de Atenção Especializada
Anais do V Seminário Científico são publicados
Alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do UNIFACIG visitaram a fábrica da ArcelorMittal em João Monlevade – MG

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site