Vida de Estudante

5 atividades complementares na faculdade que vão ajudar na carreira

O período da faculdade pode ser muito mais produtivo e enriquecedor para sua carreira e para o conhecimento geral do que você pode imaginar. Essa é uma fase bem intensa na vida dos jovens, com muitas provas, trabalhos, livros para ler, entre outras tantas tarefas. Porém, muito além dos muros das salas de aulas e da grade curricular, há um mundo de oportunidades que podem enriquecer o currículo, a carreira, agregar competências e trazer crescimento pessoal.

São as atividades complementares, realizadas fora do horário de aula. É um tempo que o estudante se dedica a outras atividades que trazem muitos benefícios. A seguir, apresentamos algumas sugestões que você pode seguir. Basta saber com qual — ou com quais — você se identifica mais.

1. Trabalho voluntário

Desenvolver algum trabalho voluntário é uma via de mão dupla. Pessoas que precisam de algum tipo de ajuda serão atendidas e, para o estudante, é um aprendizado para a vida, pois conseguirá desenvolver a habilidade de trabalhar em equipe e em situações e condições adversas, muitas vezes, com carência de recursos e de estrutura.

Além disso, o trabalho voluntário ajuda no amadurecimento ao conviver em meios diferentes daqueles que já está acostumado. Ao praticar essa atividade, o estudante terá uma visão mais ampla do mundo.

2. Iniciação científica

A Iniciação científica é uma atividade excelente para aprofundar os conhecimentos nas áreas que tem mais interesse, pois é um trabalho feito com muitas horas de pesquisa e dedicação. Geralmente, é escolhida por aqueles que têm mais interesse em serem pesquisadores, porém, praticar essa atividade pode trazer benefícios para a carreira de todos os estudantes.

Um profissional que tem curiosidade intelectual, interesse e facilidade em aprender é sempre bem visto no mercado e são exatamente essas competências que são trabalhadas na iniciação científica.

3. Empresa júnior

A participação na empresa júnior é uma das atividades complementares que mais contribuem para a carreira. Essa é uma oportunidade para colocar em prática muito do que é estudado nas salas de aula. Diversas habilidades são trabalhadas durante o período em que o estudante faz parte desse projeto, o que já é uma preparação para o mercado de trabalho.

Dentre as principais competências desenvolvidas, podemos destacar: trabalho em equipe, disciplina, foco, busca por resultados, convivência com pessoas diferentes, noção de hierarquia e responsabilidade.

Como o ambiente da empresa júnior é muito semelhante ao das empresas em geral, esse é um preparo bem eficiente para futuros estágios ou empregos. Vale a pena investir algumas horas nessa empreitada.

4. Monitoria

A atividade de monitoria é bem interessante porque o aluno atua como um assistente do docente. Algo muito enriquecedor para a carreira e para a vida, pois terá um bom tempo de convivência com aqueles que serão seus primeiros mentores, os professores, ou seja, muito conhecimento será adquirido. E nada melhor para se preparar do que acompanhar pessoas já bem experientes.

5. Centro acadêmico

Para qualquer profissional, construir um bom networking é fundamental. Afinal, em diversos momentos, precisará de contatos para as mais diversas finalidades. Participar de um centro acadêmico é um dos primeiros passos para construir uma rede de contatos. Há pessoas de diversos cursos, turmas e até mesmo de outras faculdades. Quem sabe a partir dessa convivência não sai uma boa oportunidade de emprego?

E você, se interessou pelas atividades complementares que sugerimos? Conta pra gente nos comentários.

Os alunos de Enfermagem da FACIG vão até as Gestantes no Centro Estadual de Atenção Especializada
Anais do V Seminário Científico são publicados
Alunos de Engenharia de Produção e Engenharia Civil do UNIFACIG visitaram a fábrica da ArcelorMittal em João Monlevade – MG