Unifacig

Afinal, o que é um perfil empreendedor? Saiba mais aqui

Quando o assunto é empreendedorismo, o Brasil se destaca muito. Em uma pesquisa realizada com 49 países, ele apresentou a maior taxa entre nações como Rússia, Índia, China e África do Sul, chegando a 52 milhões de empresários. Mas, afinal, qual é o perfil empreendedor brasileiro?

Esse profissional apresenta características que permitem o crescimento e o desenvolvimento de projetos inovadores e, muitas vezes, arriscados. Por exemplo, ele tem a capacidade de calcular riscos, assim como de ser persistente e comprometido — atitudes fundamentais para um empreendedor.

Quer saber mais detalhes? Acompanhe este texto e conheça as principais habilidades que todo empreendedor deve ter para alcançar o sucesso. Confira! 

Mente inovadora

Para ser um empreendedor de sucesso, é preciso pensar fora da caixa. Isso quer dizer apresentar soluções diversas para os diferentes problemas que surgem no dia a dia. 

Portanto, para ter o perfil de empreendedor, é importante desenvolver a mente inovadora. Isso pode ser conquistado por meio da leitura de livros inspiradores e ao participar de oficinas sobre tomada de decisões

Autoconfiança imbatível

Uma pessoa que não acredita nos resultados atingidos provavelmente não será um bom empreendedor. Isso porque esse profissional precisa reconhecer que é capaz de realizar coisas com êxito.

A partir das metas que vão sendo alcançadas, o empreendedor ganha a confiança na sua capacidade e, com isso, sempre terá disposição para fazer o seu negócio crescer.

Capacidade para calcular riscos

Muitas vezes, um negócio de grande sucesso pode passar por alguns riscos. Afinal, é preciso superar desafios sem colocar tudo a perder, agindo de forma impensada.

Nesse sentido, o perfil empreendedor é baseado também na capacidade de calcular riscos. Isso consiste em avaliar as alternativas antes de realizar determinada ação. Uma dica é sempre avaliar detalhadamente cada uma das opções e escolher aquelas em que os desafios são moderados.

Persistência e comprometimento

Certamente, essas são as principais características do perfil empreendedor. Ser persistente e ter comprometimento permite que ele busque formas diferentes de alcançar os objetivos, inclusive em situações em que essas metas parecem ser inalcançáveis. 

Dominando essas características, o empreendedor terá a capacidade de agir quando os obstáculos surgirem em seu caminho, tornando-se um trabalhador incansável para não desistir dos seus objetivos.

Criatividade

A ideia de um produto novo no mercado não cai do céu. A fonte de ideias geniais e que vão ser o mote para um bom negócio advém da criatividade. Essa competência é fundamental para todo empreendedor.

Por isso, o profissional precisa ser estimulado para fazer a sua criatividade funcionar. Alterar constantemente a rotina, ler mais e participar de cursos com propostas arrojadas são algumas formas de estimular a mente criativa.  

Essas foram algumas das características fundamentais do perfil empreendedor. É importante destacar que ninguém nasce com essas habilidades — é preciso desenvolvê-las. Uma maneira de fazer isso é por meio do estudo. Por exemplo, faça uma graduação ou uma pós relacionadas ao tema, ou participe de cursos de extensão sobre liderança e criatividade. Assim, você estará se preparando para ser um empreendedor de grande sucesso.

Se você gostou deste texto, compartilhe-o com seus amigos nas redes sociais e mostre a eles como entrar no mundo do empreendedorismo! 

You may also like
Não sabe como ser efetivado no estágio? Veja 5 dicas incríveis!
Projeto “Aulas que Inspiram”
SOLT É APLICADO NOS CURSOS DE HISTÓRIA E PEDAGOGIA

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This