Carreira

Afinal, o que esperar do mercado de trabalho em 2019?

Você tem alguma ideia sobre o que será destaque no mercado de trabalho em 2019? Conhecer as tendências pode ser fundamental para a escolha da profissão certa e o alcance de muito sucesso na carreira.

Nas próximas linhas, você verá previsões reais, embasadas em pesquisas. Prepare-se para acompanhar novidades ultramodernas e conhecer quais são as profissões que recrutarão muitos especialistas no próximo ano. Esperamos que este conteúdo possa guiar você em uma jornada de muito sucesso, com boas escolhas e com a valorização do esforço empregado. Boa leitura!

Quais são as principais apostas para o mercado de trabalho em 2019?

Muitas das tendências previstas para o próximo ano foram apresentadas na edição 2018 do Whow! Festival da Inovação (WGSN). A empresa londrina é referência quando o assunto é novidade da indústria criativa. Segundo ela, o futuro está sustentado em três pilares: tecnologia, conhecimento e design.

Separamos, a seguir, as principais macrotendências que o futuro reserva para nós. Confira!

The thinker

Esse conceito reflete o comportamento das empresas ao definir que a produtividade é muito mais importante que o tempo gasto para obtê-la. Nesse sentido, o modelo tradicional de trabalho abre espaço para métodos alternativos, como o home office e os espaços de coworking, possibilitando exercer as funções de qualquer lugar.

HumaNature

Na contramão do sentido acelerado das coisas, o contato entre homem e natureza também é um dos pontos altos em 2019, abrindo espaço para o instinto e para a intuição. A previsão é que os profissionais reflitam mais, considerando valores pessoais, antes de tomar decisões. Haverá mais preocupação com a alimentação e com a qualidade de vida, bem como os padrões de beleza priorizarão o que é natural.

Dark Wonder

A economia da experiência sofrerá forte impacto. Produtos, espaços e instalações que estimulam os nossos sentidos, criados a partir de soluções de design, serão destaque. Prepare-se para romper as barreiras da realidade com o aumento do alcance de ferramentas como a realidade virtual, a realidade aumentada e os wearables.

Multilocalidade

Na comunicação virtual, os símbolos ganham cada vez mais importância, deixando as palavras em segundo plano. A internet une linguagem e espaços diversos, mudando o conceito de idioma e de nacionalidade. Com isso, o mercado de trabalho em 2019 explorará o conceito de multilocalidade, em que as pessoas se identificam por meio de uma mistura de lugares, experiências e culturas. Esteja pronto para ver muitos símbolos e emojis!

Quais as profissões que estarão em alta no mercado de trabalho?

Uma boa fonte de consulta a respeito das profissões que estarão em alta no mercado de trabalho é a pesquisa da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan). Após ouvir 402 empresas, a instituição conseguiu identificar os campos de conhecimento com as maiores perspectivas de geração de emprego até 2020.

Os resultados podem ajudar muitos estudantes que ainda não decidiram qual caminho seguir e não querem errar na escolha. Nesse sentido, separamos as principais carreiras identificadas como promissoras em um futuro próximo. Conheça-as agora:

  • engenheiros ambientais e sanitários, de mobilidade e de petróleo;
  • técnicos em sistemas de informação;
  • trabalhadores de tratamento de superfícies de metais e de compósitos;
  • supervisores de produção em indústrias de transformação de plástico;
  • biotecnologistas;
  • técnicos em mecatrônica;
  • desenhistas técnicos em eletricidade, eletrônica e eletromecânica.

Não dá para ignorar também todas as profissões relacionadas à tecnologia da informação. Isso porque diariamente surgem ferramentas capazes de tornar a nossa vida, e também a rotina das empresas, muito mais fácil. Para lidar com esses dados de forma inteligente, segura e estratégica, só mesmo as pessoas qualificadas e que buscam se atualizar constantemente.

Independentemente da decisão que você tomar, é fundamental começar a se preparar desde já. Analise o seu próprio perfil, considere as principais habilidades que tem e pense em como seria a rotina ideal de trabalho para você. Feito isso, é só ingressar na jornada universitária que, se quiser alcançar posições de destaque, não para na graduação. Especializações, por exemplo, permitem que muitos profissionais cheguem aos cargos de gerência.

E você? Tem mais previsões para o mercado de trabalho em 2019? Compartilhe com a gente nos comentários!

You may also like
Como aumentar seu network na faculdade?
PROFESSORES E ALUNOS DA UNIFACIG APRESENTAM TRABALHOS NO CONGRESSO MINEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA
Como montar o primeiro currículo? Conheça 5 erros comuns!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site