Carreira

Afinal, o que fazer para ser um psicólogo de sucesso? Veja aqui!

A psicologia é uma ciência, considerada da área da saúde, que estuda o comportamento e a mente humana. Tem como objetivo compreender a relação do homem na sociedade e colaborar para o bem-estar e a saúde mental de todos. Mas você sabe como ser um psicólogo de sucesso?

Não importa como você atua: no RH, em atendimento clínico, na área social, em escolas, em hospitais, na orientação profissional etc. Além daquelas competências comportamentais básicas, como a facilidade para construir empatia, é importante que você se engaje em condutas que possam adicionar vantagens à sua carreira.

Siga a leitura e descubra quais são elas!

Participar de cursos

Cursos, simpósios, workshops, palestras: todos são oportunidades para você conhecer outras visões sobre determinado tema, além daquelas dos professores da faculdade. Sabe por que isso é importante? É que, geralmente, cada professor segue uma abordagem (gestalt, psicanálise, behaviorismo etc.) e tende a passar o conteúdo de acordo com a interpretação que a linha dele segue.

Mas, como você pode ver, a psicologia é muito ampla, e é difícil definir uma única linha de pensamento como a mais correta. Ainda que você não concorde com determinada visão, é interessante construir sua própria análise crítica.

Fazer estágios

Estágios são muito importantes para quem quer ser um psicólogo de sucesso, pois, a partir deles, adquirimos conhecimento prático. A realidade se torna bem diferente de quando apenas vemos a teoria e escutamos histórias de casos clínicos.

A nossa dica aqui é: tente fazer o maior número possível de estágios, ainda na faculdade, e procure o máximo de áreas diferentes que você conseguir. Ainda que, a princípio, você já tenha definido como quer atuar, experimente outras vertentes, nem que seja para você ter certeza de que não quer alguma delas.

Então, por exemplo, se você gosta muito de clínica, além de estagiar lá, tente pegar prática em outros campos, como o RH. Você nunca sabe o que a vida vai exigir lá na frente.

O que você ganha com isso é a possibilidade de enriquecer seu currículo e de se formar no curso com mais maturidade e visão de futuro.

Cuidar da imagem

Uma das recomendações a um psicólogo é cuidar da própria imagem. Isso porque a carreira requer que o profissional passe confiança e pareça alguém sensato e respeitável. O paciente precisa se sentir confortável em se abrir com o especialista, além de acreditar que ele será capaz de ajudá-lo em seus problemas.

O Código de Ética profissional, inclusive, aborda alguns pontos sobre isso, por exemplo, diz que é vedado praticar atos que caracterizem negligência, crueldade e opressão.

Adaptar-se às inovações

Primeiro, é importante buscar atualizações constantes na área, mesmo depois da sua formação. Segundo, é recomendado que você tente se ajustar às necessidades atuais.

Por exemplo, tem-se falado muito da indústria 4.0 e do quanto ela afetará algumas profissões. Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia publicou uma resolução regulamentando os atendimentos on-line. Assim, a tendência é que a inteligência artificial ande lado a lado com essa carreira também, oferecendo facilidades para o profissional e o paciente.

E aí? Já está se movimentando para ser um psicólogo de sucesso? Valorize a sua oportunidade de se preparar para ser um dos profissionais mais relevantes do futuro, já que nunca se falou tanto sobre saúde mental como atualmente. Dedique-se aos seus estudos e não se esqueça das nossas dicas!

Achou o conteúdo interessante? Siga-nos nas redes sociais, Facebook, Twitter, Pinterest, Instagram, e acompanhe de perto mais postagens importantes para sua formação!

You may also like
Afinal, como avaliar um curso antes de entrar na faculdade?
Conheça as novas regras do FIES em 2018
Conheça 11 áreas de atuação para profissionais de Odontologia

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This