Alunos do Curso de Engenharia de Produção Utilizam o LEGO Education como Método Ativo de Aprendizagem.

2 minutos para ler

     Uma das disciplinas ofertadas pelo curso de engenharia de produção é a gestão da inovação tecnológica onde, sobre tutoria do Prof. Marcelus Xavier, os alunos são incentivados a inovar perante desafios alguns propostos.

     No dia 18/03, em um dos encontros da disciplina, os discentes foram motivados a desenvolver uma linha de produção para fabricar pequenos carros e aviões de lego. É importante citar que o aprendizado é consequência de experiências, desafios e criações em equipe, e a utilização dos conjuntos LEGO Education visam encorajar os alunos a serem mais investigativos além construírem o conhecimento por meio de suas vivências.

     O objetivo da aula era produzir de forma eficiente os produtos, identificado e eliminado possíveis perdas ou reduzido ao máximo dentro das possibilidades tecnológicas e de custo-benefício.

    Para tal, os alunos foram divididos em equipes e incentivados a se organizarem para o início da produção. O primeiro “sprint” de produção durou 5 minutos e os alunos tiveram muita dificuldade no primeiro momento.

    Após esta etapa, os alunos tiveram outros 5 minutos para proporem melhorias e inovações em seus sistemas produtivos. Um novo “sprint” de produção de 5 minutos foi realizado resultando em melhorias acima de 60% na produção dos carros e aviões e 50% de redução nos desperdícios (tempo de espera, de trabalho, movimentação, retrabalho).

     Por fim, o conceito de Lean Manufacturing (gestão focada na redução de desperdícios) foi abordado junto à turma através da metodologia audiovisual fixando os conhecimentos estudados.

Texto e Fotos:  Marcelus Xavier

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário