A Felicidade em ver nossos alunos alcançando seus sonhos

5 minutos para ler

Confira a história da Eduarda Gomes de Deus – acadêmica do 10 período do Curso de Enfermagem UNIFACIG aprovada no programa de residência em Enfermagem Obstétrica do UNESC-ES. 

Em fevereiro de 2017, iniciava-se uma nova trajetória em minha vida “A tão sonhada faculdade” e me tornava então acadêmica de enfermagem do centro universitário UNIFACIG. E neste momento iniciava-se um sonho.

No começo era tudo novo e gerava aquela ansiedade e angústia de “Será que vou dar conta, será que vou conseguir?”, creio que este pensamento passa pela mente de todos que inicia uma graduação. E não vou negar que teve dias difíceis, vinha o cansaço quando a rotina de trabalho e estudos pesavam, onde muitas vezes era necessário chegar em casa de madrugada e ir estudar e colocar os trabalhos em dia da faculdade, porque não teria tempo durante o dia para fazer por causa do trabalho. Sei que muitos passam por tudo isso para alcançar a vitória de se formar.

Então não foi fácil, foram dias de dedicação e esforço. Cada dia era uma nova descoberta, na metade da graduação ouço falar da famosa residência em enfermagem, e este modelo de especialização me chamou a atenção, e já possuía uma especialização em mente que era a área obstétrica. Desde que entrei no curso já tinha ela em mente, e com o passar dos semestres e as disciplinas voltadas a ela fui tendo ainda mais certeza e cada vez mais me apaixonava pela área.

Porém, como já sabemos esta modalidade de especialização é muito concorrida, e as provas e formas de seleção não são fáceis, então ali iniciava-se um novo desafio, iniciava-se os estudos e as pesquisas sobre os programas de residência em enfermagem obstétrica, também não foi fácil iniciar esta jornada de estudos rumo a aprovação nos processos seletivos de residência, conciliar trabalho, faculdade e mais os estudos era quase impossível manter o foco. E além do trabalho, faculdade e estudos ainda tinha o estágio extracurricular, pois sabia que tinha que melhorar meu currículo acadêmico para ajudar na análise curricular do processo seletivo de residência.

Confesso que teve dias que pensava em desistir porque estava cansada da rotina, mas permaneci firme porque se estivesse desistido no primeiro obstáculo não teria chegado ate aqui. E então chegou o tão sonhado último ano do curso e último semestre, “A reta final como todos falam”. E nesta reta final, com a correria dos estágios obrigatórios, TCC, iniciou-se também as inscrições dos programas de residência, e então realizei as inscrições onde possuía a área de especialização para enfermagem obstétrica.

E então, chega o dia da primeira prova objetiva que foi dia 19 de setembro, fui com o pensamento de que era a primeira prova e que tudo bem se não fosse muito bem. O resultado final sairia na próxima semana, e não imaginava no resultado que teria no dia 22 de setembro, veio a notícia o resultado, no primeiro momento não acreditei fiquei em choque, pois tinha sido classificada no processo seletivo de residência obstétrica da UNESC em Colatina.

E com isso foi mais um sonho realizado, então percebi que todos os esforços, dedicação e tempo focado em minha graduação e estudos valeram à pena. E sou extremamente grata a Deus por ter me proporcionado todas estas conquistas e me dado forças para não desistir. E também sou grata por todos que me acompanharam nesta trajetória, por todos os professores que me incentivaram e me apoiaram, por todos os amigos que também fizeram toda a diferença nesta trajetória, principalmente os adquiridos nesta jornada que sempre levarei em meu coração.

Sou grata também por todos os profissionais do UNIFACIG que não mediram esforços em ajudar no que precisei para alcançar esta conquista, não me atrevo a citar nomes pois correria o risco de esquecer de alguém, mas quero deixar meu agradecimento a todos vocês. E a vocês que também estão nesta luta rumo a formação e a aprovação em concursos ou residências, deixo um conselho: “Não existe um caminho fácil para chegar a formação de um curso e aprovação naquele concurso ou residência que deseja conquistar.

Serão necessários vários dias até que você consiga alcançar o seu objetivo. Mas  quando você acredita que é capaz, o seu esforço e a sua dedicação na busca da realização do seu sonho será ainda maior.  E lembrem-se  quanto maior for o seu sacrifício e mais difícil for a sua jornada, maior será a sua vitória, e você poderá  olhar para trás e dizer: VALEU A PENA.”

Autora: Eduarda Gomes de Deus – acadêmica do 10 período do Curso de Enfermagem UNIFACIG

Posts relacionados

Deixe um comentário