Aqui estão 7 razões para escolher ser professor!

7 minutos para ler

Elaboramos este artigo para mostrar que escolher ser professor é uma excelente opção. A carreira é repleta de desafios, mas, na mesma medida, ela presenteia os docentes com experiências únicas e transformadoras. Afinal, a sensação de ensinar as primeiras letras ou orientar um grande trabalho científico é indescritível.

Ao longo das próximas linhas, você vai conferir 7 fortes razões para apostar na profissão. Também revelaremos segredos para que, caso opte por esse caminho, consiga ser bem-sucedido.

Está preparado para conhecer a rotina, os pontos altos e algumas curiosidades sobre a sua carreira dos sonhos? Boa leitura!

1. Mudar o mundo

O trabalho do professor vai muito além de transmitir os conhecimentos curriculares. O profissional ajuda os alunos a se tornarem pessoas melhores, capazes de exercer a cidadania e buscar meios para viverem bem, contribuindo com a sociedade.

Poucas profissões deixam marcas tão duradouras quanto o magistério. Os estudantes aprendem valores preciosos com aquele que os ensina, como a conviver com pessoas fora do núcleo familiar, respeitar as diferenças e alimentar sonhos que, com certeza, poderão virar realidade.

Sentir que o nosso papel no mundo é grandioso, transformador e indispensável tem o mágico poder de motivação. Os vínculos formados em sala de aula são muito mais fortes que as notas lançadas. É comum que, quando adultos, muitos grandes profissionais se lembrem dos primeiros mestres como agentes fundamentais para as suas conquistas.

2. Viver cercado de pessoas novas

A cada ano, novas turmas ocupam as salas e também os corações dos professores que caminharão com eles durante todo o período letivo. São, no mínimo, 50 vidas para deixar os dias mais alegres e recompensadores. Isso sem contar os pais e responsáveis, que também marcarão presença nas reuniões.

A escolha da faixa etária desejada fica por conta do docente. Há oportunidades desde o ensino infantil até o superior e as pós-graduações. Basta se especializar na área que você mais gosta e traçar o próprio caminho.

A cada ciclo, nada acontece da mesma maneira. Se você gosta de mudanças, de sair constantemente da zona de conforto e está preparado para ampliar muito a sua rede de contatos, escolher ser professor é a melhor pedida.

3. Contar com mobilidade e duas férias por ano

Quem não gostaria de ter duas férias por ano? Contudo, é somente na carreira de professor que isso é possível. O melhor de tudo é que elas são predefinidas para as épocas mais procuradas, os meses de janeiro e julho.

O repouso no início de cada semestre dará a carga ideal para que você comece com tudo quando chegar a hora da volta às aulas. Além disso, descansar nos feriados prolongados faz parte do pacote. Ser professor é muito cansativo, isso não há como negar, mas não há outro profissional que tenha mais férias e descansos que os professores.

Outra vantagem da profissão é a mobilidade, ou seja, o dinamismo da área permite que você consiga fazer a transição de um emprego para outro, se não gostar ou não se adaptar. Há escolas por toda parte, as quais estarão de portas abertas para você, caso queira desbravar outros ambientes. Legal, não é mesmo?

4. Aprender constantemente

O professor nunca para de aprender. Enquanto ensina, novos conhecimentos são adquiridos com os colegas de profissão e com a própria turma — afinal, nenhum aluno é igual ao outro.

Da mesma forma como acontece em todas as carreiras, somente aqueles que estão atualizados sobre todas as novidades do mercado conseguem obter destaque. Nesse sentido, as especializações surgem como alternativas valiosas para impulsionar a atuação dos docentes. Decida pela opção que mais se enquadra ao seu perfil e que possa render bons frutos.

A Educação Especial, por exemplo, tem demandado professores competentes, atualizados e cada vez mais humanizados. Há carência de profissionais qualificados no segmento. Já pensou em aproveitar essa oportunidade?

5. Resistir às mudanças tecnológicas

Graças aos avanços da tecnologia, a máquina substituiu o homem em diversas áreas e a tendência é que isso continue a acontecer com o passar dos anos. Muitas pessoas se sentem ameaçadas com a inclusão das máquinas e computadores no ambiente de trabalho, mas os professores não precisam temer essa revolução.

Os docentes jamais poderão ser trocados por máquinas e essa é uma profissão que nunca deixará de existir, afinal as pessoas nunca deixarão de aprender. A forma de ensinar pode, sim, ser transformada com o passar dos anos. Os alunos já podem aprender no conforto de seus lares fazendo cursos on-line, acessando e-books e assistindo videoaulas, mas, por trás de cada uma dessas formas modernas de ensino, sempre haverá um professor.

A profissão tem algumas desvantagens, todos nós sabemos disso, mas, como professor, você dificilmente vai sofrer com a falta de vagas de emprego. Embora a concorrência seja grande, a demanda é maior ainda e o mundo está sempre precisando de novos professores.

6. Ser reconhecido pelo seu trabalho

O retorno financeiro é, de fato, um problema para os professores, mas, por outro lado, o reconhecimento e o retorno afetivo são enormes. Quem já passou pela experiência de dar aulas, com certeza, deve ter ganhado, pelo menos, uma cartinha de um aluno — e não há sensação melhor que essa.

Toda essa consideração não vem apenas de alunos pequenos, os adolescentes e até mesmo os pais dos alunos demonstram seu afeto e gratidão constantemente. Por mais que seja difícil a rotina de trabalho de um professor, o carinho dos alunos traz um sentimento de recompensa e reconhecimento.

7. Envelhecer não será um problema

Pode parecer bobeira pensar nisso agora, mas essa é uma ótima questão para se levar em consideração na hora de escolher qual profissão seguir. Muitas pessoas acima dos 40 anos não estão conseguindo emprego, outras estão sendo demitidas das empresas que trabalhavam há anos para que profissionais jovens entrem.

Enquanto várias indústrias e empresas dão preferência aos candidatos jovens, nessa profissão os seus anos de experiência são um ponto positivo. As escolas dão mais importância para o currículo dos professores experientes, portanto, envelhecer não vai ser um problema caso você escolha ser um docente.

Você se interessa por essa profissão, mas ainda não tem certeza do que quer para a sua vida? Existem diversas formas de descobrir se leva jeito para ser professor. A primeira delas é fazer um teste vocacional. Depois você pode conversar com profissionais da área, tirar todas as suas dúvidas e pedir para assistir algumas aulas para entender a realidade de um professor.

Como você pôde perceber por meio deste texto, ser professor não é tão ruim quanto as pessoas falam. Existem desvantagens assim como em todas as outras profissões. Nós citamos neste conteúdo apenas alguns dos benefícios, portanto, não há como negar que ensinar é, sim, muito gratificante.

Você pretende prestar vestibular? Precisa de ajuda para escolher qual profissão seguir? Então curta a nossa página no Facebook e receba em seu feed mais textos como este!

Posts relacionados

Deixe um comentário