Veja aqui as principais áreas de atuação em história!

4 minutos para ler

Há pessoas que simplesmente não gostam de História, mas outras fazem desta disciplina parte ativa da sua vida. Se você está incluído nesse último grupo, fazer um curso superior na área pode ser uma boa pedida. 

E então, quer fazer essa faculdade e seguir a vida estudando o passado e as suas implicações para o presente e futuro? Bacana! Foi pensando em você que preparamos este conteúdo especial!

Continue a leitura para ver as principais áreas de atuação da História e descubra o que uma pessoa formada nesse curso pode fazer com a carreira. Esperamos que goste!

Como é o curso de História?

Antes de mergulharmos nas áreas de atuação, é importante entender um pouco mais sobre o curso de História. Geralmente, ele dura cerca de 4 anos e existem dois tipos principais de graduação em história: a Licenciatura e o Bacharelado.

O primeiro tipo de curso é voltado para aqueles que desejam se tornar professores de História, permitindo que eles atuem no ensino fundamental e médio. O segundo, por sua vez, é mais amplo e oferece uma formação acadêmica sólida para os estudantes que desejam seguir carreiras como pesquisadores e em outras áreas.

Quais são as áreas de atuação em História?

Confira, agora, algumas possibilidades de carreira para quem se forma em História!

Professor

Uma das áreas de atuação mais comuns para historiadores é a do ensino. Com uma Licenciatura em História, você pode se tornar um professor em escolas de ensino fundamental e médio. 

Além disso, é possível lecionar em cursos pré-vestibulares e instituições de ensino técnico. Como professor, você terá a oportunidade de compartilhar seu conhecimento e despertar o interesse dos alunos pelo estudo dessa matéria.

Curadoria em museus

Os historiadores também podem encontrar emprego em museus, como curadores. Sua contribuição será fundamental para a preservação e divulgação da história, possibilitando que as pessoas tenham acesso a diferentes aspectos do passado.

Você também vai participar ativamente da organização de exposições e do catálogo dessas instituições. É muita responsabilidade!

Consultoria Cultural

Outra área de atuação em história é a consultoria cultural. Nesse campo, os historiadores trabalham com empresas, organizações governamentais e particulares, fornecendo conhecimentos históricos para projetos de restauração, turismo cultural, produção de filmes e séries, entre outros. 

A consultoria cultural permite que você aplique seu conhecimento histórico de maneira prática e contribua para a valorização do patrimônio cultural. Sem contar que você também pode atuar como guia turístico e muito mais!

Pesquisa 

A pesquisa histórica e a história acadêmica são áreas fundamentais para o avanço do conhecimento histórico. Como historiador, você pode se envolver em projetos de pesquisa, produção de artigos científicos, participação em congressos e até mesmo na escrita de livros. 

Através da pesquisa, você contribuirá para a compreensão mais aprofundada de eventos do passado e, consequentemente, de contribuir para o modo como olhamos para o futuro. Novamente: uma baita responsabilidade, né?

Gostou de saber mais sobre as possibilidades de atuação em História? A gente espera que sim! Essa é uma linda profissão que, ao contrário do que se pode achar, é fundamental para a compreensão do presente e prevenção de erros do futuro. Persista e não desista dos seus sonhos!

Aproveita e conta pra gente: o que você mais gosta de estudar em História? E qual é o seu tema preferido nessa matéria? Vamos discutir sobre essa incrível disciplina!

Posts relacionados

Deixe um comentário