Alunos do Curso de Direito vivenciam audiência trabalhista simulada

3 minutos para ler

Coordenados pela Prof. Msc. Giselle Franklin,  enquanto docente da disciplina de Processo do Trabalho, os alunos do 7° período do curso de Direito do UNIFACIG tiveram a oportunidade de vivenciar uma audiência simulada trabalhista na última segunda-feira (17/05) através da plataforma classroom.

As audiências visam a vivência prática da rotina trabalhista, desde a petição inicial, passando pela condução da audiência de instrução, com inquirição de testemunhas, depoimentos pessoais, debates que existem em audiências, até a sentença.

Baseado nas metodologias ativas, foram distribuídos três casos inéditos, baseados em conteúdos já estudos no direito material, em que os alunos se dividiram em grupos, integrando o cenário as partes reclamante e reclamado, advogados, juiz, assessores, perito e testemunhas.

Ainda, foram elaboradas pelos discentes as peças escritas, confeccionaram todos os documentos necessários para o caso – desde a CTPS até estatuto de empresa –  e foram estimulados a treinar a argumentação jurídica, capacidade de oratória, postura, colocando em prática os conhecimentos adquiridos nas disciplinas de Direito do Trabalho e Processo do Trabalho.


Sobre o trabalho, relata o aluno Daniel Toledo: “A Audiência Simulada Trabalhista, na qual participamos foi algo muito gratificante e inovador. O fato de vivenciarmos na prática tudo aquilo que nos é ensinado em sala de aula, contribui grandiosamente para o nosso crescimento, principalmente para o nosso preparo como profissionais do Direito. Portanto, quero agradecer por ter tido o privilégio de trabalhar junto de meus colegas e por participar desse belíssimo trabalho, que sem dúvidas, serviu de grande aprendizado.”

A aluna Adriana Lopes conta como foi a preparação do projeto: “Como já combinado, os casos foram distribuídos e começamos a montar a audiência, a princípio tive medo e receio do que estava por vir, foram dias de muitas pesquisas e consultas aos amigos do grupo para realizar os procedimentos exigidos, porém ao concluir a audiência simulada, ou seja, apresentação diante da turma do trabalho finalizado, o que restou foi uma sensação alívio e de um aprendizado que ocorreu de forma muito natural.

Durante a audiência simulada pude vislumbrar diversas situações a qual o advogado está suscetível, percebi que não basta ter apenas o controle do procedimento correto, precisamos ter também equilíbrio emocional para lidar com as circunstâncias adversas que podem surgir. Esses tipos de trabalhos acadêmicos são de suma importância para o nosso aprendizado, enquanto aluno, aprendemos os procedimentos de forma prática e quanto a futuros profissionais, estaremos melhores preparados para enfrentar os desafios do mundo jurídico.”


Com a união da teoria com a prática, o UNIFACIG busca formar seus acadêmicos preparados para atuação na advocacia.


 Parabéns aos alunos pela brilhante apresentação!  

Posts relacionados

Deixe um comentário