O que é e como conseguir uma bolsa estágio? Saiba aqui!

4 minutos para ler

Uma das vantagens de realizar atividades educacionais em ambiente de trabalho é receber uma bolsa estágio, que é um incentivo recebido pelos estudantes que fazem estágio. Afinal, contar com uma fonte de renda durante a graduação é importante para arcar com custos pessoais e dos estudos, além de contribuir com seu planejamento financeiro.

É sobre isso que falaremos aqui, abordando os benefícios de realizar estágio durante a faculdade e como conseguir sua bolsa. Continue a leitura e confira!

Quais as vantagens da bolsa estágio?

Vale lembrar que, na maioria das vezes, o estágio obrigatório pedido por determinados cursos não é remunerado financeiramente, apenas o estágio facultativo, ou não obrigatório. Nesse último caso, o aluno deve procurar oportunidades de vagas em empresas, porém, não terá vínculo empregatício com elas.

Mas calma que você terá seus direitos garantidos e protegidos, não pela Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT), mas pela Lei do Estágio. Para isso, empresa, estudante e instituição de ensino assinam um Termo de Compromisso, documento que configura um contrato. Nele, estarão as atividades de sua função, carga horária, valor da bolsa e benefícios. Vamos saber mais a seguir?

Segurança

A Lei do Estágio assegura alguns direitos para o estagiário, como:

  • carga horária de até 30h semanais;
  • recesso de 30 dias a cada 12 meses trabalhados, de preferência durante as férias acadêmicas;
  • contrato com duração máxima de 2 anos;
  • seguro de vida.

Além disso, alguns benefícios podem ser oferecidos, como:

  • vale-transporte;
  • vale-alimentação ou refeição;
  • assistência médica e odontológica;
  • incentivos ao desempenho.

Remuneração

Como dissemos, o estágio não obrigatório tem a vantagem de oferecer uma remuneração pelas atividades desempenhadas pelo estudante, que pode variar conforme a função do aluno, a empresa e o curso de graduação. Outro detalhe é que o estagiário também pode contar com férias remuneradas, para não comprometer seu orçamento.

Carga horária

Durante a graduação, pode ser difícil conciliar trabalho e estudo, mas saiba que o estagiário tem carga horária reduzida. Portanto, o aluno pode realizar, no máximo, 30 horas trabalhadas por semana. Já quando o estágio for requisito obrigatório do curso superior, pode se estender por até 40 horas semanais.

Fora isso, o período de trabalho no dia não pode ultrapassar o limite de 6 horas. Por outro lado, em períodos de provas, essa carga pode ser reduzida pela metade, a fim de não comprometer os estudos do aluno e seu desempenho acadêmico.

Como conseguir estágio durante a graduação?

O estudante de graduação pode conseguir estágios por meio de parcerias com a própria faculdade, empresas intermediadoras ou por processos seletivos diretamente nas empresas escolhidas. Para isso, pesquise as oportunidades disponíveis, cadastre-se e envie seu currículo.

Depois, é hora de se preparar para as entrevistas de emprego, que podem ser por videoconferência ou presenciais. A dica é buscar conhecer ao máximo sobre a empresa, visto que uma tendência dos recrutadores é selecionar candidatos alinhados com seus valores. Também treine sua comunicação oral e gestual, além de ter postura e vestimenta adequadas.

A importância de buscar essa atividade complementar ao curso pode ser compreendida como uma oportunidade de aumentar sua experiência profissional, trocar contatos com outros profissionais da área, desenvolver habilidades e se efetivar na empresa. Tudo isso recebendo benefícios iniciais como bolsa estágio e se adequando aos horários da faculdade.

Se você gostou deste conteúdo, siga a nossa página no Facebook para acompanhar mais dicas e informações sobre educação superior por lá!

Posts relacionados

Deixe um comentário