#EuSouUniFacig Unifacig

As Atividades do CEP/UNIFACIG não param!

CEP/UNIFACIG

          No dia 06 de abril de 2020, ocorreu a 3ª reunião ordinária do Comitê de Ética em Pesquisa do UNIFACIG (CEP/UNIFACIG), momento em que foram discutidos e aprovados pelo colegiado, por videoconferência, 3 projetos de pesquisa.

             Conforme autorizado pela Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP), nesse período de isolamento social, excepcionalmente, as reuniões dos comitês de ética de todo país poderão ocorrer de forma remota, por meio de videoconferência.

            Essa autorização foi muito importante para assegurar que as pesquisas em andamento continuem sendo realizadas de forma segura, de forma a garantir a confidencialidade dos dados.

O que é o CEP/UNIFACIG?

            O CEP/UNIFACIG é um colegiado interdisciplinar e independente, que possui função pública. Os CEP’s, de uma forma geral, devem existir em todas as instituições do Brasil que realizem pesquisas com seres humanos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS 196/96, II. 4).

            Seu objetivo é defender todos os interesses dos sujeitos de pesquisa, de forma a garantir a sua integridade e a sua dignidade, contribuindo, assim, para que o desenvolvimento das pesquisas seja realizado obedecendo a  padrões éticos (Normas e Diretrizes Regulamentadoras da Pesquisa Envolvendo Seres Humanos – Res. CNS 196/96, II. 4).        

            Desde que foi constituído, o colegiado do CEP/UNIFACIG referenda-se com relação aos critérios da multidisciplinaridade e multirepresentatividade institucional, assim como procura contemplar a diversidade religiosa, étnica e sócio-cultural da população.

            Como forma de garantir essa representatividade, possui a participação, em seu colegiado, de representante dos usuários, membro este indicado pelo Conselho Estadual de Saúde, por meio de ofício em resposta a solicitação formal do CEP/UNIFACIG

            Salienta-se que o CEP/UNIFACIG não avalia apenas projetos de pesquisa envolvendo a coleta de dados com seres humanos de nossa instituição, mas também a projetos de pesquisa de inúmeras outras cidades vizinhas, inclusive de programas de mestrado.

            Durante o tempo que durar o isolamento social, o CEP/UNIFACIG continuará funcionando, cumprindo sua função social e contribuindo com toda a comunidade científica e, principalmente, assegurando a proteção do participante da pesquisa.

 

 

 

 

           

 

 

You may also like
unifacig, odontologia, ciops, tecnologia, inovação, clínica odontológica
UNIFACIG participa do Congresso Internacional de Odontologia – CIOSP
Um dos principais documentaristas de natureza do Brasil estará presente na Aula Inaugural do Curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário UNIFACIG.
PROFESSORES E ALUNOS DA UNIFACIG APRESENTAM TRABALHOS NO CONGRESSO MINEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site