Carreira

Como aumentar seu network na faculdade?

O período universitário é uma fase muito importante na vida dos jovens. É durante esses anos que aprendem sobre a profissão que desejam seguir, vivem experiências que serão importantes por toda a sua vida e também conhecem pessoas. E é exatamente esse último ponto que vamos abordar nesse artigo. Mas não se trata apenas de fazer amizades, e sim de network na faculdade.

Construir uma rede de relacionamentos, ainda durante a fase de estudos, é fundamental para formar parcerias, conseguir boas indicações de emprego e negócios, construir empreendimentos e adquirir conhecimento.

Muitos jovens não sabem como construir um network, portanto, para ajudá-los, preparamos algumas dicas para que possam aproveitar melhor o período da faculdade. Confira!

Esteja sempre presente no campus

O campus universitário vai muito além da sala de aula. Geralmente, há diversos laboratórios, biblioteca, área de convivência, entre outras instalações. Aproveitar esses espaços para conhecer pessoas diferentes e expandir sua rede de contatos é fundamental.

Fora isso, há a possibilidade de conversar com funcionários, alunos de outros cursos e áreas e obter conhecimento diferente daquele que está habituado. Portanto, além de acompanhar as aulas, aproveitar um pouco mais da faculdade é algo benéfico para sua carreira.

Faça monitoria voluntária na faculdade

Muitas instituições de ensino oferecem aos estudantes a possibilidade de fazer monitoria voluntária. A função consiste em oferecer apoio a professores, laboratórios e auxiliar demais alunos. Essa é uma oportunidade para cumprir as horas obrigatórias de atividades complementares e em muitos casos contam como estágio. E também ajuda a construir networking!

O monitor estará em contato diariamente com muitas pessoas, tanto da sua área quanto de outras. Com isso, poderá conversar, identificar afinidades e talvez, futuramente, fechar parcerias. Seguramente, a atividade será muito produtiva para o estudante.

Mantenha conversas frequentes com os professores

Os primeiros mentores de carreira são os professores, profissionais com vasto conhecimento acadêmico e de mercado que podem trazer muito conhecimento, informação e boas dicas aos alunos.

Logo, manter contato mais próximo com os mestres é fundamental para fazer network ou no mínimo ter uma conversa interessante e muito inteligente!

Participe de grupos de estudo

O período universitário oferece muitas possibilidades aos jovens, entre elas podemos destacar os grupos de estudo, que são reuniões de estudantes para pesquisar e entender um tema de interesse de todos. Além de produzirem conhecimento sobre diferentes áreas, esses grupos contribuem para que pessoas com interesses em comum possam se conhecer.

Essa é uma das grandes possibilidades de fazer network na faculdade, pois haverá convivência com aqueles que têm os mesmos objetivos e afinidades. Isso é algo que pode ocasionar grandes parcerias futuras.

Se ainda não tiver um grupo de estudos que seja do seu interesse, inicie um novo, pois a proatividade também é algo muito valorizado na carreira.

Participe da empresa júnior para fazer network na faculdade

Geralmente, as faculdades possuem empresas júnior para que os estudantes possam praticar o que está sendo ensinado em sala de aula. Existem para as mais diferentes áreas, como jornais, agência de publicidade, consultório de odontologia, veterinário e muitos outros.

Os alunos devem aproveitar a oportunidade para adquirir conhecimento e experiência de mercado, que contará muitos pontos ao procurar uma vaga de emprego. Além disso, essa é uma boa chance de formar parcerias. Há muitas pessoas que se conheceram na empresa júnior da faculdade e posteriormente construíram seu próprio empreendimento.

Como podemos acompanhar, há muitas maneiras de aumentar o network na faculdade. E você, tem mais alguma dica a acrescentar? Algum desses métodos já trouxe bons resultados? Conte para nós!

Os 10 melhores sites de emprego!
Quais as matérias do curso de Enfermagem? Confira aqui!
Conheça mais do mercado de trabalho no Espírito Santo