Carreira

Como começar uma boa carreira na advocacia?

Uma das escolhas mais difíceis na vida consiste em qual curso de faculdade fazer e qual carreira seguir. Sabendo disso, assim que termina o ensino médio você, ansiosamente, pesquisa as melhores faculdades, os cursos que mais lhe interessam e acaba por escolher o famoso curso de direito.

Tudo certo? É só trilhar os cinco anos de faculdade e uma carreira de sucesso fluirá normalmente? Sabemos que não. Há mais escolhas a serem feitas e você precisa das orientações certas para progredir e fazer carreira na advocacia.

No post de hoje você verá o passo a passo para começar a atuar nessa área.

Escolha a sua faculdade de direito

Nesse longo processo de formação você precisa escolher a melhor faculdade para iniciar o curso. Dessa forma, não se paute unicamente pela popularidade e o nome de grandes universidades. Obviamente, o prestígio das faculdades federais ou de algumas universidades particulares não deve ser desprezado.

Porém, não há um resultado certo de carreira de sucesso apenas porque você cursou direito em uma faculdade de nome. Como também não há certeza de conhecimento deficiente de alunos que fizeram o mesmo curso em faculdades não tão conhecidas.

Escolha a faculdade dentro de suas condições e verifique o seu reconhecimento pelo MEC. Ouça outros alunos e pesquise sobre os professores. Não se esqueça que a diferença está no seu estudo, ou seja, está além da sala de aula.

Procure estágios para aprender mais

Durante o curso, tudo na teoria parece fácil, por isso a prática vai lhe mostrar outra realidade. Busque estágio desde o primeiro período. No início do curso o estágio não é obrigatório, porém, o conselho é que você busque estagiar tanto em escritórios de advocacia quanto em órgãos públicos. Quanto mais você conhecer do mercado e quanto antes tiver contato com ele, mais experiência e qualificação você terá.

Faça a estratégia para OAB

Finalmente o curso acabou e você é Bacharel em Direito. Agora você precisa passar na tão temida prova da Ordem dos Advogados do Brasil. A primeira dica é: mantenha a calma. Para muitos estudantes essa prova se torna impossível, pois acreditam que não vão se lembrar de tudo que viram durante os cinco anos de faculdade.

Ficam aterrorizados e o nervosismo os impede de concluir essa etapa com sucesso. Não se preocupe, pois para realizar a prova do OAB você pode contar com cursinhos de estratégia, em que os professores estão prontos para trabalhar os pontos mais pedidos na prova.

Se você não tem tempo ou dinheiro para os cursinhos, pode traçar a sua própria estratégia. Das 80 questões, você precisa acertar o mínimo de 40, sendo assim, escolha as matérias que você tem mais afinidade e dê foco a elas para acertar todas as questões. Desta maneira você não tenta estudar tudo de uma vez em pouco tempo.

Escolha a área de atuação

Depois de passar na prova da OAB e estar devidamente inscrito como advogado, você já deve estar de olho em uma área específica de atuação. Para uma carreira na advocacia, escolher uma ou duas áreas de atuação é importante. Ser especialista no que faz é melhor do que fazer “de tudo um pouco”.

Nessa etapa é seu instinto quem manda. De todas as áreas de atuação na advocacia você precisa encontrar aquela que te realize. Trabalhando com afinco no que mais te atrai haverá o reconhecimento dos clientes e do mercado de trabalho.

Tenha o foco na advocacia

A carreira de advocacia é uma profissão nobre e necessita de devoção absoluta. Não há tempo para dividir com outros cursos e profissões. Seja dedicado aos clientes, ao aperfeiçoamento e atualização de novas leis e normas. O diferencial está na sua preparação e dedicação. Lembre-se que há muitos advogados no mercado e você vai se destacar se o seu foco for o constante estudo e renovação do conhecimento.

Agora que você tem os passos para alavancar a sua carreira na advocacia. Não perca tempo e comece a colocar tudo em prática.

Gostou do post de hoje? Então, venha conhecer mais sobre os nossos cursos e inicie agora a sua faculdade!

You may also like
Quais os principais campos de atuação na área da saúde?
O Centro Universitário UNIFACIG traz pela primeira vez na região o Curso Q-Grader.
Atividades do Letramento em Programação são Retomadas Nesta Semana

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site