Vestibulando

Como controlar a ansiedade no vestibular ou na prova do Enem?

Você é estudante e está aborrecido por desconhecer uma forma de lidar com a ansiedade no vestibular ou na prova do Enem? Saiba que esse é um estado emocional que, ocasionalmente, atinge todas as pessoas, porém, é mais recorrente entre os jovens. Causada por uma descarga de Noradrenalina, os sintomas da ansiedade são angústia, inquietação e, muitas vezes, mal-estar — como dor de barriga, enjoo e até desmaio.

A proximidade das provas, o aumento do ritmo de estudos, a pressão familiar, o medo de um possível fracasso, além do receio de que ocorra imprevistos no dia do exame que afetem a performance (como dificuldade de raciocínio e baixa concentração), só intensificam o problema.

Ansiedade em excesso pode ser prejudicial! Pensando nisso, reunimos alguns passos simples sobre como controlar a ansiedade, para que você mantenha o autocontrole e afaste definitivamente a agonia e a inquietação que desestabilizam tantos vestibulandos nesse momento crucial. Acompanhe!

Planeje o trajeto até o local das provas

Caso você esteja receoso quanto ao trajeto até o seu local de provas, por estar localizado em um bairro desconhecido, não entre em pânico. Basta visitar o lugar algumas vezes uma semana antes das avaliações.

Essa simples ação permitirá que você se familiarize com a região, cronometre o tempo de deslocamento da sua residência até o estabelecimento de ensino, confira como é o trânsito nas ruas ao redor e saiba quais opções de transporte público atendem o lugar.

Dessa maneira, fica mais fácil prever com quantas horas de antecedência você deverá sair de casa e descobrir, inclusive, qual o meio de transporte mais indicado para chegar ao lugar com tranquilidade.

Por exemplo, Vitor era um vestibulando que desconhecia completamente o seu local de provas. Logo, seu pai sugeriu visitar a instituição duas vezes naquela semana: uma de metrô e outra de ônibus, a fim de encontrar a melhor forma de deslocamento. Vitor, então, descobriu que se saísse com duas horas de antecedência e pegasse um ônibus, chegaria ao lugar na hora certa.

Relaxe para controlar a ansiedade no vestibular

Fazer coisas que você considera agradáveis é importante para amenizar a angústia na véspera da prova. Portanto, escute uma música que você ama, alimente-se bem, saia com seus amigos e assista ao seu filme preferido. São distrações bem-vindas e que ajudam a diminuir o estresse.

Não adianta estudar de última hora! Tentar aprender qualquer assunto pouco antes do exame não é recomendável e só aumentará a sua inquietação. Relaxe! Lembre-se de que você se preparou durante todo o ano para realizar a avaliação, sendo assim, está capacitado para fazê-la.

Um dia antes do vestibular, Vitor foi ao cinema com seus amigos e se divertiu bastante. Em casa, fez um lanche saudável, escutou suas músicas favoritas, separou suas canetas e documentos e dormiu cedo. No dia seguinte, estava relaxado e descansado para a prova.

Considere encontrar um amigo no local

É bastante comum que amigos, da escola ou cursinho, realizem as provas no mesmo local. Se for o seu caso, considere a possibilidade. Ter pessoas de quem você gosta por perto pode deixá-lo mais calmo e atenuar preocupações como a dificuldade das questões e o tema da redação, por exemplo.

Adote uma técnica de respiração

Quando você está ansioso e nervoso, não só há uma descarga de adrenalina no seu organismo, como também há uma aceleração no ritmo dos seus batimentos cardíacos e, em especial, da sua frequência respiratória — que é capaz de alterar a quantidade de oxigênio no cérebro.

Por conta disso, sua capacidade de raciocinar, calcular, refletir ou mesmo recordar é afetada, fazendo com que até questões simples se tornem difíceis de responder. Portanto, para controlar a ansiedade, adote uma técnica de respiração alguns minutos antes de começar as provas para que, assim, seja possível respondê-las tranquilamente. Inspirar e expirar de 5 a 10 segundos, entre 5 e 8 vezes seguidas, pode ajudar na oxigenação do cérebro.

Faça atividades físicas na semana que antecede a prova

Sabia que existe uma relação positiva entre a prática de atividades físicas e a redução do quadro de ansiedade? Quando se realiza exercícios físicos ocorre a produção de serotonina, uma substância que aumenta a sensação de prazer.

Além do mais, exercitar o corpo é uma oportunidade de desenvolver a mente, realizando uma meditação ativa e organizando zonas de tensão. Com isso, a ansiedade é controlada.

Dessa maneira, pratique regularmente qualquer atividade física. Mas se não der tempo, pelo menos pratique na semana que antecede a prova. Pode ser desde uma caminhada de, pelo menos, meia hora até fazer exercícios em academia. Essa é mais uma maneira eficiente de como controlar a ansiedade.

Saia da sala da prova para se acalmar e beber uma água

É comum bater uma ansiedade quando nos deparamos com uma quantidade enorme de questões a fazer. Parece que não vamos dar conta, mesmo sabendo que há tempo hábil para resolver aquelas questões.

Para evitar esse sentimento angustiante, saia da sala da prova para se acalmar e beber água. Dessa forma, você consegue se distanciar um pouco daquela situação e voltar mais equilibrado para dar continuidade ao teste. 

Vá para a prova conversando com alguém que não fará o exame

Muitas vezes, quando a gente bate um papo com um colega do cursinho ou pessoa que vai fazer Enem ou vestibular, vem uma ansiedade. Isso porque, geralmente, essas pessoas ficam dizendo o que gostaria de ter estudado, o quão acham difícil a prova e passar nos primeiros lugares.

Esse tipo de conversa acaba trazendo desânimo e ansiedade. Por isso que o ideal é evitar esses assuntos momentos antes do exame. Vá para a prova falando com alguém que não fará a avaliação. Assim vocês podem conversar sobre qualquer assunto, trazendo tranquilidade para realizar a prova. 

Escute uma música relaxante antes da prova

Geralmente as pessoas fazem uso de remédios para reduzir a ansiedade antes das provas. Mas sabia que a música pode ser uma verdadeira aliada nesse processo?

Quando estamos ouvindo uma música relaxante, há efeitos reais no organismo. As vibrações prazerosas trazidas pelo som ajudam a diminuir os níveis de cortisol, considerado o hormônio do estresse e da ansiedade.

Dessa maneira, o corpo, sem qualquer uso de medicamento, começa a se acalmar. Então, outra dica de como controlar a ansiedade é escutar uma música relaxante antes da prova.

Evite pensamentos negativos

A ansiedade é provocada também por uma mente que se boicota. A pessoa ansiosa fica pensando em coisas negativas sobre si mesma e sobre quem está a sua volta. Isso deve ser evitado.
Quando esse tipo de pensamento surgir, você deve tentar dimensionar a gravidade da situação. Pergunte-se sobre a validade disso, se não está superestimando a situação. Antes de tudo, considere que você tem pontos fortes e não há necessidade de se desacreditar. 

Essas foram algumas dicas de como controlar a ansiedade. Independentemente do curso, todo mundo precisa lidar com a ansiedade no vestibular ou Enem. Afinal, todos estamos com expectativas para realizar uma boa prova e garantir uma boa colocação. 

Agora que você aprendeu a controlar seu estado emocional, já pode colocar em prática e arrasar nas provas! Quer compartilhar a sua experiência com a gente? Deixe seu comentário!

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