Vestibulando

Como escolher a faculdade ideal para cursar Odontologia

Se você já sabe que a área de saúde bucal é o melhor investimento para o seu futuro, então é hora de escolher uma boa faculdade para cursar Odontologia. Para isso, é preciso considerar aspectos importantes sobre a instituição, capazes de oferecer um bom preparo para a prática profissional.

Embora a ideia de recorrer a uma instituição pública possa parecer atraente no primeiro momento — por não ter que arcar com as mensalidades —, nem sempre essa é a melhor opção. Principalmente se, para isso, for necessário mudar de cidade, por exemplo.

Além disso, várias instituições particulares têm ganhado cada vez mais credibilidade quando o assunto é qualidade no Ensino Superior. Quer acertar na escolha da faculdade? Acompanhe nosso post!

Conheça a infraestrutura para suporte ao curso

Mais do que o conhecimento teórico sobre a área escolhida, a busca pela formação acadêmica está relacionada aos trabalhos e pesquisas práticas. Portanto, é preciso conhecer a infraestrutura ofertada ao aluno para a sua formação.

Sendo assim, vale lembrar que o curso de Odontologia geralmente traz em sua grade um grande número de horas práticas. Por isso, é fundamental conhecer o laboratório da instituição e buscar informações sobre a tecnologia e inovação dos equipamentos.

Afinal, não dá para investir em uma formação desenvolvida a partir de equipamentos ultrapassados, não é mesmo?

Pesquise a imagem da instituição no mercado

É verdade que, para um aluno ser excelente, não depende exclusivamente da qualidade da instituição de ensino. Mas, sem sombra de dúvidas, uma boa faculdade dará mais condições para que o aluno conquiste a excelência nos estudos.

Portanto, pesquise a reputação da faculdade antes de tentar o vestibular. Se o curso for novo na instituição, uma boa dica é buscar informações sobre a qualidade das formações já oferecidas pela unidade.

Vale destacar que a concorrência para o vestibular já pode dar a primeira pista sobre a imagem da faculdade. Afinal, cursos menos concorridos geralmente não se destacam pela qualidade no ensino. Outra opção é recorrer a informações de alunos e ex-alunos.

Outra forma de avaliação é pesquisar a nota da instituição no Ministério da Educação (MEC). Lá é possível consultar a nota obtida em avaliações nacionais.

Avalie os professores da faculdade para cursar Odontologia

O corpo docente de uma instituição de ensino é capaz de revelar a excelência do curso. Isso porque quanto mais o professor estiver preparado, mais condições ele terá de produzir conhecimento entre os seus alunos.

Dessa forma, é sempre recomendado fazer um levantamento sobre a formação dos professores, se eles têm cursos de especialização, titulação de mestres e doutores. Os maiores nomes de faculdades normalmente estão diretamente relacionados a um corpo docente formado por pesquisadores.

Observe a política de ensino

A partir da política de ensino de uma unidade é possível identificar se ela está mais voltada para o mercado de trabalho ou para a área de pesquisas. Assim, você tem a possibilidade de decidir pelo que melhor vai atender aos seus anseios para o futuro profissional.

Afinal, na hora de enfrentar o mercado de trabalho, cada vez mais competitivo, você precisa estar bem preparado. Porém, se a intenção for prosseguir nas especializações científicas, você precisa encontrar um curso mais voltado para a área de pesquisas.

Outro fator importante é analisar possíveis convênios por parte da instituição, como parcerias com outras faculdades ou universidades, intercâmbios entre outros. Essas iniciativas certamente vão possibilitar a troca de experiências e conhecimentos, de forma a auxiliar o aluno para uma boa formação acadêmica.

É ainda de grande valia citar que, embora o MEC estabeleça um currículo básico comum, a faculdade detém certa autonomia para estabelecer o que melhor vai representar a sua política.

Com todas essas dicas, não dá para ter erro na hora de escolher a faculdade para cursar Odontologia, certo? Que tal entrar em contato com a FACIG e conhecer um pouco mais sobre a qualidade oferecida aos alunos?

Quais as vantagens de uma faculdade particular de medicina?
Preparamos um miniguia com tudo sobre medicina veterinária!
Devo escolher um curso visando retorno financeiro ou satisfação pessoal?
  • 29/08/2017 at 21:07
    Reply

Aqui na minha região são poucas opções, já vi que vou ter que me mudar pra longe :/ Ótimo artigo!