Sem categoria

Como fazer um TCC: o que eu preciso saber sobre o tema?

Entrar na faculdade, concluir as disciplinas, fazer os relatórios de estágio e fechar o Trabalho de Conclusão de Curso são processos pelos quais todo estudante tem que passar. Nesse contexto, é muito comum, principalmente durante o TCC, que os alunos fiquem ansiosos e estressados. Porém, ao buscar algumas dicas sobre como fazê-lo e como se organizar, tudo fica mais tranquilo.  

Pensando nisso, trouxemos este conteúdo para que você consiga se adaptar à rotina de estudos e provas e, além disso, saiba como fazer um TCC da forma mais organizada possível. Quer aprender mais? Continue a leitura!

Dicas de como fazer um TCC

Mesmo completamente teórico ou aliando teoria e prática, o importante é ter um bom desempenho no TCC e organizá-lo da melhor maneira possível. Veja abaixo boas práticas para fazer um excelente trabalho!

Pesquise algo que seja bom para você

Como a pesquisa será um processo mais longo, é importante encontrar um tema que seja a sua cara. A investigação não precisa ser maçante ou indesejável. Sendo assim, selecione uma área que realmente pode fazer a diferença e impactar o lugar onde você vive ou pretende viver. 

Sistematize o tema

O tema é o ponto principal para realizar um bom trabalho e manter-se focado em seu objetivo; assim, é importante ter o assunto bem delimitado. Para isso, há uma estratégia infalível: transforme o tema em pergunta, isto é, use um questionamento para embasar a tese. 

Por exemplo, se você estuda na área de Pedagogia e pretende pesquisar sobre a relação de determinados alunos com a tecnologia, pergunte: “como os alunos do ano X, da faixa etária Y usam e se adaptam às ferramentas do Google para as pesquisas fora de sala de aula?”. Assim, você poderá ter uma visão central do embasamento de sua pesquisa.

Destrinche o questionamento

Depois de transformar o tema em um questionamento, procure por outras perguntas que precisam de respostas, elas funcionarão como subtópicos. Seguindo o exemplo acima, você pode continuar “quais alunos se adaptam melhor?”, “quais são suas maiores dificuldades?”, “como a acessibilidade auxilia?”. Todo esse caminho dependerá do seu embasamento teórico e do percurso que será percorrido durante a pesquisa. 

Escolha bem o orientador

Durante esse processo, precisamos de alguém que tenha experiência no assunto e que possa nos orientar de forma organizada e criativa. Um bom orientador será fundamental para que você não se perca e tenha uma pesquisa de qualidade.

Por isso, o profissional escolhido precisará ter dois lados: o primeiro ensina, clareia o processo, e o segundo permite que você seja criativo, busque possibilidades e exercite sua autonomia. Tudo com muito equilíbrio, organização, conhecimento e envolvimento.

Faça um cronograma

Como se trata de uma pesquisa, é importante ter um cronograma para que você realize cada etapa de acordo com o tempo disponível. Informe-se sobre as regras da instituição e veja quanto tempo disponível haverá para realizar todas as análises. Além disso, o período disposto definirá o quão profundo poderá ser o trabalho. Dessa forma, você terá uma visão geral em relação às fases da produção.

Depois de todas essas etapas, é importante destacar alguns cuidados que devem ser sempre lembrados:

  • tenha atenção com plágios: mesmo as paráfrases são muito perigosas, pois existem programas que identificam com facilidade qualquer cópia. Além disso, é uma questão de ética profissional; 
  • fique atento às normas de publicação da ABNT: se possível, já vá construindo o seu trabalho de acordo com as regras, assim, você conseguirá economizar tempo;
  • leia muito: o conteúdo é extremamente importante para que o trabalho tenha qualidade e embasamento teórico;
  • ensaie bastante para a apresentação: dessa forma, você evitará insegurança e nervosismo no momento final. 

Notou como fazer um TCC pode ser uma tarefa mais tranquila quando realizada com organização e algumas pesquisas prévias? O Trabalho de Conclusão de Curso é uma das etapas mais importantes de sua formação. É nele que você poderá exercitar tudo o que encontrou relevância tanto durante a faculdade quanto para a sua carreira profissional.

Se você quer continuar atualizado, assine nossa newsletter e receba os melhores conteúdos para passar pela faculdade com excelência!

You may also like
UNIFACIG recebe visita da Secretária Municipal de Esportes
UNIFACIG recebe visita da Secretária Municipal de Esportes.
Engenharia de Produção e Administração: qual a diferença?
Eventos do Sírio-Libanês apoiados pela FACIG

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site