Vida de Estudante

Como funciona a lista de espera do FIES?

Ingressar em uma faculdade e concluir o ensino superior é o sonho de grande parte dos brasileiros, pois abre as portas para muitas oportunidades. É certo que existem muitas dificuldades em entrar e permanecer na graduação, mas, por outro lado, existem alguns auxílios estudantis que permitem que o indivíduo não desista dos seus sonhos.

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) tem contribuído para que muitos estudantes tenham acesso à universidade, pois se trata de um financiamento de cursos superiores não gratuitos disponibilizado pelo Ministério da Educação.

A concorrência pela vaga é acirrada, mas quem não é chamado logo de início ainda tem chances na lista de espera. Se você quer entender melhor como funciona a lista de espera do FIES, continue a leitura e entenda todos os detalhes!

Como funciona a lista de espera do FIES?

Como já foi dito, a concorrência por uma vaga no FIES é muito acirrada, pois a quantidade de estudantes que desejam o financiamento é muito grande e, infelizmente, as vagas disponibilizadas não conseguem atender a todos que as pleiteiam.

Devido a essa grande concorrência, o governo estabeleceu novas regras para o programa. Para tanto, todos aqueles que querem adquirir o financiamento devem fazer o Exame Nacional do ensino Médio ENEM e realizar seu cadastro no programa FIES para concorrer a uma vaga na instituição de ensino em que pretendem estudar.

Quando sai a seleção das vagas do FIES, todos os inscritos são classificados e, aqueles não selecionados, ficam em uma lista de espera. Dessa forma, em caso de desistência de algum candidato, a vaga é disponibilizada para o próximo da lista.

Como são feitas as chamadas?

As chamadas do programa são realizadas por meio do site do FIES. Para isso, o candidato que tem seu nome na lista de espera deve fazer um acompanhamento diário para verificar o andamento dela.

Isso porque, quando são abertas novas vagas, os candidatos que estão na lista de espera são convocados. No entanto, o programa não envia mensagens notificando sobre a disponibilidade da vaga e a pré-aprovação. Por isso, para não perder a vaga, é essencial que o interessado esteja sempre atualizado sobre o andamento da lista e sobre a sua posição.

É importante lembrar também que, quando a vaga é disponibilizada, o candidato tem que estar atento para os prazos de apresentação dos documentos necessários na faculdade, além de assinar o contrato de financiamento junto a um banco conveniado.

Qual é a importância do FIES?

O FIES pode ser uma porta de entrada para a faculdade. Arcar com os custos de uma faculdade particular não é algo fácil. Muitas vezes, as mensalidades são reajustadas e encarecidas ao longo dos semestres, fazendo com que muitos não consigam pagar e, assim, acabem trancando o curso.

Nesse contexto, o FIES dá ao estudante as condições de ingressar em uma faculdade e pagar os valores somente ao fim da graduação. Por isso, se você quer entrar em uma faculdade por meio dele, entenda mais sobre o programa e fique sempre atento ao funcionamento de sua lista de espera.

E aí, gostou de saber como funciona a lista de espera do FIES? Então aproveite para conhecer mais sobre o programa e tirar as suas dúvidas!

You may also like
Projeto UNIFACIG em Comunidade
VII SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
PROJETO VIDA SECRETA DOS EXECUTIVOS

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This