Entenda como organizar o tempo na prova do Enem!

3 minutos para ler

Organizar o tempo na prova do Enem é um grande desafio para muitas pessoas. Afinal, os candidatos recebem um caderno cheio de questões com enunciados longos e, no primeiro dia, ainda precisam fazer uma redação. Então, tem gente que se atrapalha mesmo.

Você quer evitar esse problema? Pois continue a leitura para conferir algumas dicas de como organizar o tempo na prova do Enem e controlar a ansiedade por causa do relógio. Vamos lá?

Como organizar o tempo na prova do Enem?

Vai fazer o Exame Nacional do Ensino Médio pela primeira vez e não sabe como lidar com o tempo? Já fez a prova, mas acabou calculando mal esse recurso? Calma aí, a gente pode ajudar você. Aprenda os macetes para se sair bem!

Entenda a estrutura da prova

O primeiro passo é saber como o Enem é dividido. Vamos lá: a prova é aplicada em dois domingos seguidos. No primeiro, você faz a redação e os cadernos de Linguagens e Ciências Humanas. No segundo, é hora das provas de Matemática e Ciências da Natureza. São 90 questões em cada caderno.

Comece pela redação

Uma dica de ouro é começar tudo pela redação. Mas calma! Assim que você abrir o exame, leia atentamente a proposta e escreva um esboço do seu texto. Depois, volte para a prova e continue pensando no assunto, anotando eventuais ideias que surgirem. Quando achar que está bom, passe a limpo na folha entregue pelo fiscal.

Resolva logo as questões mais fáceis

Outra sugestão é: comece pelo mais fácil. Abra o caderno e passe os olhos pela prova várias vezes. A ideia é checar exercício por exercício, tentando fazê-los, eliminando alternativas absurdas, e por aí vai. Risque tudo o que for feito e volte depois para aquelas questões que não conseguiu resolver.

Não insista nas questões mais difíceis

Não perca tempo em perguntas muito complicadas. Você terá a oportunidade de voltar a elas depois. Essa é a utilidade da técnica de analisar o caderno de provas várias vezes. Talvez, você até se lembre de algo que escapou da memória naquele “branco” que deu na primeira tentativa de resolver.

Preencha o gabarito aos poucos

Muitas pessoas se esquecem do gabarito ou deixam tudo para a última hora. Que tal preencher as bolinhas a cada 10 questões? Anote aquelas que você riscou e marcou como completas, lembra? Assim, você não se rende à tentação de ficar lendo perguntas que já foram respondidas nem esquece o gabarito.

Faça muitos simulados

A melhor maneira de entender o tempo de prova e calculá-lo da forma certa é fazendo simulados. Mas leve isso a sério, tudo bem? Desligue o celular, marque o tempo certinho e finja que está fazendo o exame para valer. Assim, você terá mais segurança nos dois grandes dias.

Gostou das dicas de como organizar o tempo na prova do Enem? Com a prática, você vai pegando o jeito! Mas não deixe para praticar no dia do exame e capriche nos testes e simulados durante a sua rotina de estudos, combinado?

Aproveite e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para ajudar mais pessoas que farão o Enem no fim do ano!

Posts relacionados

Deixe um comentário