Carreira

Como se preparar para as mudanças no mundo do trabalho?

O mundo do trabalho muda constantemente. São carreiras que entram em extinção, novas profissões que surgem, tecnologias e condutas que se colocam a cada dia aos nossos olhos. Por isso a necessidade de estarmos cada vez mais sintonizados e preparados para essas mudanças. Mas como fazer isso?

A resposta não é única. Existem muitos caminhos. Por exemplo, investir em conhecimentos que vão além da faculdade, focando em projetos de extensão e no relacionamento próximo com professores e empresas juniores.

Quer saber mais sobre este assunto? Acompanhe o texto e conheça nossas dicas de como se preparar para as mudanças no mercado de trabalho. Confira!

Foque em um aprendizado interdisciplinar

Hoje em dia, os problemas estão cada vez mais complexos e profissionais demasiadamente especializados não estão dando conta de resolvê-los. Isso porque é necessário ter uma visão mais holística e interdisciplinar sobre os desafios enfrentados pelo mundo do trabalho.

Nesse sentido, é preciso ter uma visão mais ampla e diversa. Busque ler sobre variados assuntos, não apenas que dizem respeito apenas a sua área. Também faça cursos e converse com outros profissionais. Esse tipo de atitude faz com que você seja mais criativo diante das modificações constantes do ambiente empresarial.

Conte com a tecnologia como aliada

A tecnologia nos ajuda a economizar tempo e reduzir os esforços físicos. Ela também pode ser usada para dominar as mudanças do mundo do trabalho. Por exemplo, atualmente, há uma série de softwares que são utilizados por diversas empresas.

Eles são essenciais para o cumprimento de atividades importantes. Então, você deve dominá-los. Procure saber quais tecnologias são mais requisitadas na sua área e procure ter conhecimento pleno sobre elas. Assim, você terá mais chances de se destacar no mercado de trabalho.

Participe de eventos e palestras referentes ao curso

Não basta apenas cursar uma boa faculdade e ter boas notas. É preciso ir além. Procure participar de eventos e palestras referentes ao curso. Essas atividades ajudam você a criar um networking, além de melhorar o seu currículo.

Pesquise constantemente pelas tendências na área escolhida

Não existe bola de cristal para prever as mudanças no mundo do trabalho. Mas é preciso ficar atento aos primeiros sinais de transformação. Como fazer isso? A partir do acompanhamento das tendências que surgem cotidianamente.

Você pode, por exemplo, ler revistas especializadas na sua área que noticiam novidades do setor. Também vale a pena acompanhar blogs e sites de profissionais do segmento que sempre divulgam inovações e contextualizam os principais temas de seu interesse. Assim, você fica mais conectado com as tendências que aparecem.

Essas foram algumas dicas de como se preparar para o mercado de trabalho. Não há necessidade de aplicá-las ao mesmo tempo e instantaneamente. Mas, traçando um planejamento, você consegue atingir esses objetivos aos poucos e de maneira mais consistente. Ao cumprir cada etapa, você se coloca cada vez mais preparado para as transformações no mundo do trabalho.

E aí, quer se aprofundar mais sobre tendências profissionais? Então, descubra agora mesmo o que esperar do mercado de trabalho em 2019.

You may also like
Programa de Formação de Estudantes Líderes leva brasileiros à Harvard e ao MIT!
Estágio não obrigatório: por que alguns cursos não exigem esta etapa.
Enfermeiro, técnico e auxiliar de enfermagem: entenda as diferenças!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This