Carreira

Competências comportamentais: saiba o que são e qual a importância

As competências comportamentais são atitudes e características da personalidade que permitem ao indivíduo colocar em prática uma ou mais habilidades. Isso faz com que a pessoa tenha determinado comportamento com a finalidade de realizar algum trabalho.

Dessa forma, quem tem as competências comportamentais certas consegue atingir um crescimento profissional surpreendente. Isso porque a pessoa conta com capacidades tanto no ambiente social quanto no empresarial para exercer os diferentes papéis que a ela são requisitados.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto, conheça as competências comportamentais mais buscadas pelas empresas e entenda como adquiri-las! 

Liderança

Liderar é uma das competências comportamentais mais importantes. Isso porque tanto no setor privado quanto no público há demanda para cargos de chefia e, para que esse cargo seja bem exercido, é preciso saber liderar com eficiência.

Para atingir essa meta, é preciso ter em mente a necessidade de aprender ferramentas para motivar e influenciar as pessoas. Isso pode ser conquistado por meio de cursos, workshops ou uma pós-graduação na área de Psicologia

Equilíbrio emocional

O dia a dia do trabalho pode ser estressante. No entanto, quem saber lidar ou até mesmo contornar esse estresse tem mais chances de crescer na carreira. Por isso, a competência de inteligência emocional é importante.

Ela pode ser adquirida a partir do controle emocional, que se conquista com o autoconhecimento e com o uso de técnicas para melhorar a respiração e a tomada de decisões em momentos críticos.

Criatividade

Muito se engana quem acha que a criatividade é uma característica esperada apenas de pessoas que trabalham com o lado artístico. Essa competência também tem a ver com pensar fora da caixa em qualquer situação. 

Ela consiste em analisar os aspectos ao seu redor com a finalidade de identificar os problemas e propor soluções rápidas e inovadoras. Uma maneira de exercitar a criatividade pode ocorrer pela leitura de livros sobre cases de sucesso e inovações tecnológicas.

Comunicação

A comunicação trata-se de saber transmitir seu pensamento de forma clara e objetiva. Essa competência é fundamental para que a equipe compreenda todo o processo e não cometa falhas. 

Ela pode ser conquistada com exercícios de oratória e dicção. Aprender como escolher as palavras corretas e transmiti-las ao público de maneira eficaz pode garantir a eficiência e o aumento da produtividade. 

Negociação 

Negociar é a arte de entender como resolver conflitos internos por meio do diálogo, tendo como foco o sucesso da empresa. Uma boa negociação deve ser insistente e bem argumentada. Além disso, quem está negociando deve ter o domínio da situação.

Essa competência pode ser melhorada por meio da leitura de livros e pela participação em cursos especializados no assunto. É importante também considerar a parte prática dessa competência. Isto é, para ser um bom negociador, você terá que praticar muito. 

Essas foram algumas competências comportamentais que você deve adquirir ou aprimorar. É importante destacar que se especializar em uma área é sempre uma oportunidade de exercitar várias outras competências. Sendo assim, aproveite os benefícios inerentes à pós-graduação e faça um curso que pode abrir portas para sua carreira. 

E aí, quer saber mais dicas para ser um profissional imbatível? Então, descubra agora mesmo como se preparar para as mudanças do mundo de trabalho!

You may also like
Entenda mais sobre 7 habilidades para o mercado de trabalho que são fundamentais
Trabalhos que receberam menção honrosa no V Seminário Científico do UNIFACIG
Empresa júnior: entenda sobre esse importante segmento

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site