#EuSouUniFacig Carreira Dinamismo Possibilidades Unifacig Vida de Estudante

“Comportamentos e Saúde Mental no Trabalho, “

"Comportamentos e Saúde Mental no Trabalho, compartilhando experiências"

Muitas vezes, ao longo do processo ensino-aprendizagem, os discentes
necessitam vivenciar na prática muitas teorias que sustentam o conhecimento em determinada área do curso. Assim, acontece na disciplina “Comportamento e Saúde Mental no Trabalho”, no curso de Psicologia, na ênfase: Psicologia Social, das Organizações e do Trabalho.

Ciente dessa especificidade, a responsável pela disciplina, Prof. Dra. Rita de Cássia Martins, juntamente com a coordenação do curso Prof. Ms. Márcio Rocha Damasceno, desenvolveram o planejamento da disciplina
contemplando a realização de palestras nas quais um determinado profissional tivesse a oportunidade de realizar narrativas autobiográficas. A proposta é oportunizar aos discentes o contato com a vida profissional de diferentes sujeitos em contextos relevantes da nossa sociedade com o objetivo de compreender as experiências deles ao realizarem suas atividades, o ambiente de trabalho, os fatores positivos e negativos
e as estratégias desenvolvidas para preservarem a saúde física e mental.

Porém,
vivenciando e respeitando as orientações legais no que diz respeito ao enfrentamento à Covid-19, as palestras aconteceram em formato digital.
A primeira profissional a participar do ciclo de palestras foi a Dra. Denise
Rodrigues de Oliveira, graduada em Direito pela Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce, especialista em Direito Penal e Processual Penal pela UCAM, coordenadora da Repartição de Serviço Público encarregada da Defesa dos Hipossuficientes da Comarca de Manhuaçu (Defensoria Pública Municipal), membro do Conselho da Comunidade na Execução Penal na Comarca de Manhuaçu e presidente da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados de Manhuaçu. Em sua fala,
Dra. Denise mostrou aos discentes a necessidade de se identificarem com a profissão que escolheram e que ética e paixão por aquilo que se faz são os componentes essenciais na vida profissional de qualquer um.


A segunda profissional a participar foi a Assistente Social Pricila Pereira
Siqueira, graduada em Serviço Social pelo Centro Universitário UNIFACIG e Policial Penal no Presídio de Manhumirim há 6 anos e 6 meses. Com muita delicadeza e conhecimento da área, Pricila relatou o seu cotidiano de trabalho e apresentou as estratégias que utiliza para desenvolver suas atividades em um ambiente de encarceramento tão diversificado e, por vezes, conflituoso. O que mais se destacou em seu relato foi a habilidade e capacidade de se adaptar e resolver questões em momentos que vão de uma concordância passiva por parte dos detentos a momentos de extremos conflitos.

Para os discentes e docentes, a experiência foi excelente e oportunizou a
compreensão de diferentes fatores que impactam o processo de trabalho e a saúde mental das profissionais participantes. Obrigada a todos os envolvidos foram gratificantes esses dois momentos!

 

 "Comportamentos e Saúde Mental no Trabalho, compartilhando experiências"

You may also like
Tecnologia em Minas Gerais: conheça esse mercado e as oportunidades!
Conheça as 3 maiores dificuldades dos alunos de medicina
9 dicas para planejar e organizar sua rotina de estudos

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This