#EuSouFacig Vida de Estudante

Concurso Arquitetura e Urbanismo na Cidade. Edição Escadaria Santana

Este semestre os alunos de Arquitetura e Urbanismo participaram de um concurso estudantil de projetos para revitalização da escadaria localizada no bairro Santana, em Manhuaçu. O edital foi elaborado pela professora Lidiane Espindula e revisado pela coordenadora Fernanda Cota Trindade e pela funcionária da prefeitura, Parry Vaz, idealizadora do projeto.

Em parceria com a Prefeitura Municipal de Manhuaçu, os objetivos do concurso foram incentivar a prática do desenho urbano entre os estudantes, disseminando a fundamental importância dos projetos urbanos para o desenvolvimento sustentável das cidades; estimular a participação cívica e dar oportunidade da partilha de vivências com a população e demonstrar a capacidade de diálogo entre a cidade e o bairro, considerando os diversos atores envolvidos no desenvolvimento e na qualificação dos espaços urbanos.

A avaliação do projeto vencedor passou por duas etapas. A primeira com a banca julgadora, composta por dois funcionários da prefeitura, dois moradores do bairro e dois arquitetos professores da FACIG. A apresentação no bairro no dia 24 de novembro marcou a segunda etapa de avaliação e os moradores puderam conhecer as propostas de projeto e votar. Os vendedores do concurso foram os alunos Pryscyla Osório (6º período), Sophia Brandão (6º período) e Timóteo Emerick (10º período). O segundo lugar ficou com a equipe composta pelas alunas Kéthuly Arbuíni, Daiane Ferreira e Naiane Teixeira, todas do 8º período. Ambos os projetos foram muito elogiados e a votação bem acirrada.

A equipe vencedora ganhou um prêmio de R$ 1.000,00 (doado pelos parceiros) e, juntamente com um profissional arquiteto, desenvolverá o projeto executivo que será encaminhado para a prefeitura. A ideia é que os moradores da comunidade de Santana participem de um mutirão para a transformação de um dos principais acessos ao bairro.

Parabéns aos vencedores e aos idealizadores do projeto! Que venham mais concursos!

Texto: Lidiane Spindula

A premiação também foi publicada no site da prefeitura: http://www.manhuacu.mg.gov.br/detalhe-da-materia/info/alunos-de-arquitetura-apresentam-projeto-de-revitalizacao-do-escadao-do-b-santana/99316

Facig adquire Kit de Molas para aulas de Estruturas
CAMPOS DE ESTÁGIO PROPORCIONAM VIVÊNCIA COM DIVERSAS ÁREAS DO ESPORTE NO CURSO DO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNIFACIG
Centro Universitário UNIFACIG Lança Pós-Graduação em Odontologia.