Carreira

Conheça 5 profissões para pessoas comunicativas e extrovertidas

Você se considera uma pessoa que gosta de conversar, se expressar e que é bastante sociável? Pois saiba que essas suas características podem ajudá-lo a definir qual curso seguir. Também podem ser fundamentais na construção de uma carreira sólida.

Há diferentes profissões que se adequam melhor a pessoas comunicativas e expressivas, pois exigem que profissionais tenham essas características para se destacar no mercado de trabalho.

O motivo? É que essas áreas envolvem diariamente o contato com clientes, fornecedores e outros colegas de trabalho. Logo, saber se comunicar bem e ter um bom tato social (o chamado feeling) será o diferencial para fechar negócios, conquistar parcerias, aperfeiçoar os resultados da empresa que representa, conquistar a atenção do público e até mesmo realizar as próprias funções com qualidade e autonomia.

Ficou curioso? Então confira abaixo a lista com cinco profissões para pessoas comunicativas e extrovertidas que preparamos para você!

1. Ator

O ator pode trabalhar em cinema, tv, teatro ou campanhas publicitárias. Porém, independentemente de lidar diretamente com uma plateia ou não, é fundamental que ele domine uma boa capacidade expressiva (visual e gestual), saiba argumentar e se comunicar com excelência.

A razão disso é que ele precisará convencer a quem o assiste de que é, de fato, aquele personagem que interpreta, pois sem essa verdade não poderá encarnar diferentes papéis e simular desejos, sentimentos, ideias e muito mais.

2. Profissional de marketing

Já o profissional de marketing, por sua vez, é aquele que atua na construção da imagem de uma marca perante o público. Para tanto, ele planeja (e coloca em prática) diversas ações que envolvem outros setores da empresa, os meios de comunicação (tv, internet, rádio etc.), parceiros comerciais e por aí vai.

Além disso, são inúmeras as ocasiões em que precisa gerenciar crises institucionais e lidar com eventos de cunho promocional (inclusive com a contratação de famosos) — o que requer não apenas uma postura dinâmica e bastante social, mas também capacidade de se adaptar às mais diferentes situações e usar a comunicação a seu favor.

3. Enfermeiro

Outra das profissões para pessoas comunicativas e extrovertidas é a de enfermeiro. Afinal, quem segue a área de enfermagem desempenha um papel fundamental em clínicas, hospitais, pronto-socorros, casas de repouso etc. Isto é, o de lidar com pacientes de diferentes origens e estilos de vida.

O profissional tem que estar em contato, conversando, conhecendo e cuidando dos cuidados necessários para que os pacientes tenham uma resposta positiva não apenas fisicamente, mas também psicologicamente.

Isso significa que você sempre está se envolvendo com diferentes questões, como acompanhamento de pessoas idosas, auxiliando equipes cirúrgicas, prestando atendimento ambulatorial, assistindo os pais na maternidade e muito mais. Logo, saber dialogar, esclarecer ou mesmo advertir corretamente as pessoas de acordo com cada contexto será um diferencial.

4. Jornalista

Já o jornalista, por sua vez, é aquele responsável por pesquisar, coletar dados e divulgar inúmeras notícias para milhares de pessoas por meio de revistas, jornais, programas de tv, sites, blogs e muito mais.

E é por esse ritmo mais acelerado e por envolver muito trabalho de campo — no qual o profissional precisa se locomover até o lugar de cada caso e conversar com as pessoas envolvidas —, que essa pode ser mais uma ótima opção de área para você seguir, uma vez que tem algumas das habilidades necessárias para sair na frente e conseguir o furo de reportagem.

5. Advogado

Não importa se é em escritórios, fóruns ou tribunais. O advogado está sempre em movimento e lidando com diferentes clientes para atender às suas necessidades e interesses.

Sem mencionar que a oratória é simplesmente um aspecto crucial na advocacia, especialmente nas ocasiões em que será preciso defender pessoas e empresas em julgamentos, disputas e brigas judiciais. É também por conta dessa rotatividade de causas que ele assume que ser comunicativo e extrovertido é tão importante.

Como você viu, não faltam profissões para pessoas comunicativas. Por isso, se informe mais a respeito delas, pesquise as grades curriculares de cada curso e como está o mercado de trabalho em cada área. Aproveitando o assunto, conheça quais são os quatro erros mais comuns na hora de escolher a carreira que se pretende seguir!

You may also like
5 livros para engenheiros que futuros profissionais precisam conhecer
Ações do PIBID: Diversificando a Prática Pedagógica no Processo de Leitura.
Comemoração do Dia Internacional da Mulher!

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This