Unifacig

Conheça as 7 principais áreas da Educação Física

Após o ensino médio e a ansiedade do vestibular, muitos estudantes ficam com dúvida em relação a qual carreira seguir. Mas se você gosta de trabalhar com esportes e quer ajudar as pessoas a ter mais resistência corporal e saúde, em qualquer etapa da vida, considere se especializar nas áreas da Educação Física.

Neste texto, você entenderá como funciona o curso e por que esses profissionais têm ganhado cada vez mais espaço no mercado de trabalho. Em seguida, vai compreender como atuam as áreas de preparação física, reabilitação, gestão, ensino, performance, esportes, e lazer e recreação.

Comece a leitura agora mesmo e tire todas as dúvidas sobre essa carreira tão promissora e com amplas oportunidades no mercado!

Como estão as áreas da Educação Física hoje?

Antes de entender quais são as principais áreas da Educação Física, é importante saber que a graduação em Educação Física pode formar profissionais tanto para licenciatura quanto para bacharelado.

Na primeira opção, o graduado pode trabalhar em escolas (nos ensinos infantil, fundamental e médio) e centros educacionais, orientando estudantes a praticar esportes e a desenvolver habilidade física.

Já para o bacharel, a carreira oferece várias opções, como abrir negócio próprio e atuar com esportes e lazer. Na função de treinador, o graduado pode executar  em parceria com outros profissionais de saúde — tarefas em colônia de férias, fazer monitoramento físico e recreação de eventos. 

Na modalidade licenciatura, o aluno terá de fazer um estágio supervisionado para trabalhar em escolas da educação básica. Para a formação em bacharelado, será necessário realizar o Trabalho de Conclusão de Curso para obtenção do diploma.

Seja bacharelado, seja licenciatura, o profissional de Educação Física terá a competência de atuar em todas as fases de vida da pessoa, já que a prática de esportes está associada ao desenvolvimento do corpo e da saúde de forma geral.

Geralmente, os cursos de Educação Física contam com grande estrutura, oferecendo piscinas, sala de dança, quadras poliesportivas, laboratórios e academia de musculação. No currículo são comuns disciplinas de saúde, como Fisiologia, Prevenção de Lesões, Anatomia Humana e Primeiros Socorros.

Por outro lado, o estudante deve encontrar, ainda, matérias mais específicas, a exemplo de Esportes Aquáticos, Ginástica, Dança, Atletismo e Desenvolvimento Motor, o que ajuda a definir a carreira.

Para quem se pergunta sobre o mercado de trabalho, saiba que a profissão segue em alta no país devido ao lugar que os cuidados com a saúde passaram a ter na sociedade, principalmente nas últimas décadas. Contudo, a pergunta que fica, então, é que áreas da Educação Física são mais frequentes hoje em dia?

Quais são as 7 principais áreas da Educação Física?

Até o momento, você entendeu como está estruturado basicamente o curso de Educação Física, mas a dúvida que fica é: quais são as principais áreas de formação? Para sanar a questão, nós explicamos, a seguir, sete funções populares. Tenha em mente que todas são de grande importância para a sociedade, e você faria um bem enorme escolhendo qualquer uma delas!

1. Preparador físico

Na orientação e supervisão de preparação física, o profissional responde pela elaboração e acompanhamento dos alunos em programas de resistência corporal e melhoria da qualidade de vida. Ele pode atuar em clubes, spas, condomínios fechados, academias e empresas com ginástica laboral.

2. Ensino

Segmento muito procurado por quem opta pela licenciatura em Educação Física. A área, que também oferece a função de coordenação pedagógica, é focada no profissional que coordena aulas em escolas públicas e privadas para ajudar a desenvolver fisicamente os estudantes. 

3. Reabilitação

Para quem deseja focar na saúde e habilidade motora das pessoas, a área de reabilitação física é uma possibilidade. O profissional de Educação Física especializado nessa temática pode trabalhar em equipes médicas multidisciplinares, seja em clínicas, seja em hospitais.

4. Performance

Paciência, comunicação e inteligência emocional são três competências bastante requisitadas para quem tem perfil da área de performance. O trabalho (a exemplo da função de fisiculturista) envolve o auxílio aos competidores de alto desempenho.

5. Gestão

Engana-se quem pensa que Educação Física é um curso voltado apenas para a preparação corporal. Principalmente na modalidade bacharelado, os estudantes têm acesso a conhecimento sobre gestão, o que ajuda a montar o próprio negócio e a seguir carreira na área de estabelecimento esportivo.

6. Esportes

Quem opta pela Educação Física e quer ter uma ampla gama de funções pela frente pode se dar bem na área de esportes, uma vez que a modalidade reúne diversas competências profissionais. Bastante em alta no mercado, a área requer especialização em algum esporte e dá a possibilidade de o profissional trabalhar com futebol, basquete, lutas, natação, dança, entre outros.

Pensando na demanda social por beleza e um corpo saudável, o profissional de esportes pode se especializar, também, em crossfit (que combina diferentes exercícios em um treino mais completo e dinâmico). Com isso, ele poderá encontrar muitas vagas disponíveis em academias e centros de condicionamento motor.

7. Lazer e recreação

A área de lazer e recreação oferece oportunidades para o profissional, uma vez que ele pode atuar em cruzeiros, resorts, pousadas, clubes e hotéis. A função  específica para o graduado em Educação Física  envolve entretenimento dos visitantes e treinamentos especiais.

Outra demanda que tem crescido nessa área é o turismo ecológico, que precisa de um profissional em educação física para acompanhar os turistas em passeios radicais ao ar livre, mantendo a segurança e a preparação corporal ao longo do passeio. Não faltam funções para o educador físico desenvolver, ainda mais com uma demanda social pela boa forma e pela vida saudável!

Nesse conteúdo, você descobriu como funciona a faculdade em Educação Física (dividida entre bacharelado e licenciatura) e quais são as principais áreas da graduação que seguem em ascensão no mercado. Da reabilitação à performance, passando pelos esportes, gestão, ensino, preparação física e lazer, a carreira tem tudo para conquistar o estudante.

Achou esse post interessante? Agora que você sabe o quão promissoras são as áreas da Educação Física, entre em contato com a Unifacig e descubra como ingressar no curso e contar com uma universidade bem-sucedida na formação desses profissionais!

You may also like
Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam a CASA COR – ES!
Projeto UNIFACIG em Comunidade
PROFESSOR DO UNIFACIG É APROVADO EM SELEÇÃO DE DOUTORADO NA UFOP

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This