Conheça mais do mercado de trabalho no Espírito Santo

3 minutos para ler

No contexto atual da economia brasileira, abalada nos últimos anos por uma dura recessão  mas que vem dando vagarosos sinais de recuperação  o mercado de trabalho está cada vez mais exigente. Portanto, é essencial que o profissional esteja atento às mudanças do mercado para estar apto a uma vaga.

No que diz respeito ao assunto da empregabilidade brasileira, o estado do Espírito Santo se encontra na 9° posição entre os estados que mais criaram empregos no país.

Se você quer conhecer como anda o mercado de trabalho no Espírito Santo, continue a leitura e veja os segmentos que mais empregam no estado e as principais áreas de atuação!

Quais os setores que mais empregam no Espírito Santo?

A suave recuperação da economia e a diminuição da taxa de emprego, mostram que o mercado de trabalho no Espírito Santo está emergindo. Notoriamente, a taxa de desemprego ainda é muito preocupante, mas alguns segmentos começam a se despontar.

Na lista dos setores com maiores oportunidades, de acordo com dados obtidos do Caged, Ideies e Findes, estão o setor industrial com mais 4.567 novas vagas, o setor de transformação com 2.804 novas vagas, o setor agropecuário com 6.798 postos no primeiro semestre do ano e o setor de serviços, gerando 5.401 empregos.

No entanto, tanto para o profissional empregado ou a procura de um emprego, a questão da qualificação se mostra essencial, pois além de retornar e/ou permanecer no mercado, o profissional cria a possibilidade de receber mais e ter mais perspectivas empregatícias.

Quais as principais áreas de atuação?

Para além dessa visão global das melhores oportunidades nos setores do mercado de trabalho, estão as principais áreas de atuação. Veja a seguir algumas delas:

Área de engenharia

As áreas no domínio da engenharia são sempre favoráveis ao mercado de trabalho conforme a qualificação profissional.

No estado do Espírito santo, de acordo com os setores em ascendência, destacam-se a engenharia civil, engenharia da computação, engenharia de controle e automação, engenharia de produção e engenharia química.

Área de tecnologia

De acordo com os setores que mais abrem vagas no mercado capixaba, as áreas que envolvem tecnologia frequentemente estão abertas. No entanto, faltam profissionais qualificados para assumirem os postos principalmente nos campos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, programadores, entre outros.

Área de recursos humanos

A área de recursos humanos é promissora devido sua importância nas grandes ou pequenas empresas e nas privadas ou públicas.

É uma área em potencial nos setores em destaque no mercado de trabalho do Espírito Santo. Sua atuação exige formação profissional em administração de empresas, psicologia, tecnólogo em recursos humanos e serviço social.

Saúde

Dentro do segmento de serviços, as áreas que sempre estão disponibilizando vagas estão no ramo da saúde. À vista disso, os cursos destinados a este setor são bastante procurados por estudantes.

Nesse sentido, as áreas de medicina, enfermagem e odontologia são destaques no mercado de trabalho do Espírito Santo.

Gostou do nosso post? Então, para que seus amigos também conheçam mais sobre o mercado de trabalho no Espírito Santo, compartilhe este post em suas redes sociais!

 
Posts relacionados

Deixe um comentário