Conhecendo um pouco mais sobre a Psicologia Organizacional

6 minutos para ler

A Psicologia Organizacional é uma das áreas da Psicologia, ela está diretamente ligada ao ambiente corporativo, com foco no desenvolvimento de pessoas, no bem-estar, e na relação entre os funcionários dentro de uma empresa. Além disso, visa a promoção da qualidade de vida com objetivo de fomentar o clima organizacional positivo e boas condições de trabalho.

Quando a psicologia passou a ser aplicada nas empresas?

Há muito tempo as empresas se “despertaram” pela necessidade do Psicólogo nos seus quadros e, cada vez mais, aumenta o campo de trabalho deste profissional no ambiente corporativo.

Inicialmente, a Psicologia Organizacional recebeu o nome de Psicologia Industrial. Isso ocorreu em meados do século XIX, na Revolução Industrial. Um momento de mudanças onde a produção em massa modificou a relação do homem e do trabalho. Num segundo momento, o clima organizacional e a qualidade de vida se tornaram focos de estudos da Psicologia Empresarial. E, posteriormente, essa área de conhecimento ganhou o nome de Psicologia Organizacional e do Trabalho, ampliando as áreas de atuação.

Como a Psicologia organizacional acontece na prática no mundo corporativo?

Para que a empresa atinja melhores resultados, todos os programas ou subsistemas de Recursos Humanos devem estar ligados às estratégias da empresa. Abaixo as principais áreas de atuação que o Psicólogo Organizacional pode atuar:

Recrutamento e seleção:

É uma área que deve estar alinhada com o perfil que a empresa precisa para traçar o plano e as etapas da seleção. Através de técnicas os profissionais de RH avaliam o perfil, as competências e o comportamento dos candidatos. Para isso, podem ser usados: Avaliação do currículo, dinâmicas em grupo, testes psicológicos, entrevistas por competências, provas situacionais e cases, avaliações objetivas entre outros.

Treinamento e capacitação

É a área responsável pela capacitação dos profissionais (equipes e liderança). Mais que identificar as necessidades de treinamento, ela deverá direcionar através dos treinamentos quais competências necessitam ser desenvolvidas e quais as prioridades. O programa de desenvolvimento através de treinamentos e outras ações devem ser contínuos e direcionados para cada grupo (equipe e liderança).

As empresas buscam cada vez mais um clima saudável, colaborativo e positivo. 

A Pesquisa de clima é um instrumento que auxilia no diagnóstico do clima, trazendo dados que resultam em insights e informações que nortearão algumas ações, decisões, prevenções, programas de desenvolvimento e outros.

Clima organizacional  

Além disso, quando conduzida e absorvida de forma madura na empresa, será o termômetro do quanto saudável é o ambiente corporativo.

Gestão de Performance

Ter um instrumento de avaliação dos funcionários apoiará as lideranças a desenvolverem as suas equipes e, com dados, analisarem a necessidade dos grupos e de cada indivíduo (plano de desenvolvimento individual, mérito, promoção, movimentações, necessidades de treinamentos etc.

Área de Qualidade de Vida

Atualmente, as empresas estão investindo cada vez mais na qualidade de vida dos seus colaboradores. Além disso, pesquisas mostram o quanto o clima e a qualidade de vida têm sido fatores prioritários na vida das pessoas.

As organizações estão tendo um novo olhar e cuidando efetivamente dos colaboradores investindo em programas para aumentar a satisfação dos empregados em relação ao seu local de trabalho. Uma área estruturada, irá analisar o perfil dos colaboradores e suas necessidades para criar programas específicos, ações de prevenção e ações alternativas para que eles se sintam assistidos e se encaixem em alguma proposta que traga resultados positivos para sua saúde física e mental.

Destacam-se plano de benefícios, ergonomia, ginástica laboral, meditação, ações específicas para determinados temas (diversidade cultural, alcoolismo, educação financeira, escolarização, programa para a família entre outros).

Gestão de conflitos

É natural que todo ambiente composto por pessoas tenham conflitos, por diversos motivos. No ambiente corporativo, encontram-se situações de mudanças, que contribuem para isso. As empresas investem em programas de prevenção ou na preparação dos líderes para evitar ou traçar estratégias para melhor administração dos conflitos. Há políticas de RH que estimulam a relação de confiança, criatividade e respeito criando um ambiente maduro e de colaboração.

Consultoria interna e externa

O consultor interno – o modelo do Business Partner visa conectar a área de negócios da empresa com as práticas de gestão de pessoas. O BP precisa “mergulhar” no negócio e no perfil dos colaboradores, a fim de adquirir o conhecimento para contribuir nas necessidades, soluções e/ou mudanças. Além de apoiar as lideranças em seu pleno desenvolvimento e nas decisões acerca das pessoas. 

O BP tem a visão generalista dos subsistemas de RH, olhar focado nas pessoas e nos seu pleno desenvolvimento ligado à estratégia da empresa a fim de potencializar sua carreira e os resultados da organização.

Consultoria externa – consultoria especializada em determinado tema, geralmente a contratação da consultoria é num momento de mudança cultural, necessidades de melhorias específicas, desenvolvimento ou outra necessidade.

Influências da psicologia organizacional nas empresas

A Psicologia Organizacional conquistou o seu campo e vem crescendo cada vez mais, por ter uma participação efetiva no desenvolvimento e crescimento da empresa, focando o olhar para a gestão de pessoas, na manutenção do bem-estar, no clima e nos colaboradores. 

Os profissionais que compõem a área de RH deve ter o olhar estratégico. O RH estratégico irá viabilizar soluções para o negócio através de ferramentas de RH sem perder o foco no desenvolvimento das lideranças, que serão essenciais em todo processo. Como resultado, espera-se cada vez mais, maior engajamento, aumento de produtividade,  redução do índice de rotatividade, redução de custos, liderança inspiradora, equipe coesa, colaborativa e satisfeita.

MICHELLY  HOTT – Psicóloga  – Mentora de Carreira / Coach – Especialista em RH, com mais de 15 anos de experiência na área em empresas de médio e grande porte (Grupo Globo, Opção Jeans, Pionnier e outras).

Posts relacionados

Deixe um comentário