#EuSouFacig

Curso de Odontologia do UNIFACIG realiza o Projeto “Sorriso Voluntário”

Os alunos do 4º período B do curso de Odontologia do UNIFACIG realizaram no dia 23 de maio de 2019 a primeira ação do projeto “Sorriso Voluntário” com usuários da APAE de Manhuaçu e da Escola Estadual Especial Pearl White Slaib Fadlala. Tal ação foi intitulada de APAExonados.  

Neste projeto de extensão, que teve como orientadora a professora Juliana Santiago, os alunos fizeram várias visitas às instituições, realizando escovação supervisionada com a ajuda da dentista responsável pelo local Paula Luisa e, como ação final, fizeram uma tarde bem divertida com muita interação com os usuários, envolvendo palestras sobre uso de fio dental, escovação adequada, alimentação e hábitos saudáveis.

Todas as palestras foram lúdicas e as ações contaram com peças teatrais, músicas e brincadeiras, além de presentear com uma escova de dente a cada um dos alunos e pais presentes. O evento também pode contar com a parceria do cantor Vinicius Terra com um show muito animado, que fez a alegria de todas as crianças. 

Após as palestras, foi servido um delicioso café da tarde, preparado com muito amor e carinho pelos alunos do UNIFACIG, com muitos bolos, torradas, sanduíches e sucos naturais, frutas, leite, pães e cachorro quente, tudo muito gostoso e com muita fartura.

Para os alunos do Centro Universitário UNIFACIG foi uma honra poder participar de tal projeto com crianças tão especiais, pois toda a atividade foi uma forma de enriquecer seus conhecimentos e, por terem tido uma boa interação com os alunos da APAE, ensinaram e aprenderam com eles lições de superação que levarão por toda a vida pessoal e profissional, desenvolvendo uma forma de comunicação mais inclusiva e expansiva, transmitindo com clareza o conteúdo  e interagindo com ouvintes.

Na área Odontológica é de extrema importância a realização de palestras para vários grupos da sociedade, pois futuramente em seus determinados ambientes de trabalho os profissionais desta área são solicitados para executar palestras em escolas, asilos, ESF, dentre outros órgãos. 

Os integrantes da APAE e da Escola Estadual Especial ficaram extremamente gratos aos alunos da UNIFACIG, pois estes esclareceram dúvidas, impactaram os pais e até mesmo as crianças por terem falado de um tema que é tão importante com tanta clareza e diversão e fizeram com que eles entendessem a importância de realizar uma escovação bucal adequada e fazer o uso frequente do fio dental.

A discente Renata, líder do projeto, pretende dar continuidade às ações com crianças das escolas carentes de Manhuaçu, em um novo projeto intitulado “Crescer Sorrindo”:

“Não poderia ter escolhido local melhor para realizar a primeira ação do meu projeto. Cada um dos alunos ali presente pode ensinar e aprender coisas surpreendentes. Projetos desse tipo nos permitem sair dos muros e ir além, ampliando o contato com a sociedade e exercitando o que será feito futuramente em nossos locais de trabalho. Não quero parar por aqui, pelo contrário: quero cada vez mais, com a ajuda de Deus e dos meus amigos de turma e professores, buscar preservar a saúde, o sorriso e a qualidade de vida das pessoas”.

Texto: Renata Feitoza Corrêa

 

You may also like
II Workshop de Enfermagem
Dia do Profissional da Contabilidade é comemorado na FACIG com Evento Especial
NOVAS TEMÁTICAS SÃO TRABALHADAS PELA PSICOLOGIA COM RELAÇÃO À FAMÍLIA

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This