#EuSouUniFacig Carreira

De Estagiário a Funcionário em Menos de Seis Meses, Estagio em Engenharia de Produção Uma Ótima Forma de Aprender.

          Está mais que provado que uma das melhores formas de aprender é na prática e é nisso que acreditamos no curso de Engenharia de Produção do UNIFACIG, no curso os alunos são estimulados a participar de atividades práticas a todo momento e uma destas atividades são os estágios.  Os estágios são uma boa oportunidade para em prática os ensinamentos das salas de aula, validando o aprendizado e fixando o conhecimento.

          Uma das grandes parceiras do curso de Engenharia de Produção do UNIFACIG é a empresa PraCafé do ramo de embalagens. Atualmente a empresa conta quatro estagiários do curso em suas instalações, sendo eles os alunos Priscila Morais, Jucilene Arcancio, Marcone de Pula e Valtair Junior. No entanto é importante ressaltar que há poucos meses a empresa contava com cinco estagiários, mas devido ao seu excelente desempenho o aluno Higor Shimitd, passou a integrar o quadro de funcionários permanentes da empresa, sendo contratado para desempenhar funções vitais na planta de produção. É importante lembrar que todos os estagiários são assalariados, que acaba por contribuir com o financiamento de seus estudos.

          Em um breve depoimento o aluno Higor Shimit disse: “Fui contratado para fazer estágio na área de planejamento e controle de produção, fui desenvolvendo técnicas aprendidas na faculdade para desenvolvimento de um planejamento mais eficiente e eficaz. Ao completar três meses de estágio, a empresa me propôs um contrato para o cargo de PCP juntamente com auxílio na implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade ISO 9001:2015. A transição de estagiário a funcionário se deu pelos resultados que alcancei no período de estágio. A contratação veio em um bom momento que é a conclusão do curso, trazendo uma vivência e habilidades da área”.

         A comunicação entre as empresas do município e a coordenação do curso acontece de forma contestante, sempre buscando boas oportunidades de estagio ou emprego para os alunos, atualmente 55% alunos estão alocados como estagiários em empresas da região. Podemos afirmar que por onde nossos alunos passam eles sempre alcançam excelentes resultados, como pode ser verificado pelo depoimento do Gerente de Produção da PráCafé Sr. Ederson Magalhães.

        “Desde quando a Comercial PraCafé estabeleceu a parceria com o Curso de Engenharia de Produção do Centro Universitário UNIFACIG, nós podemos observar benefícios tanto por parte da empresa quanto por parte dos estagiários, os benefícios da empresa foram o aumento da credibilidade na coleta de dados de produção, maior agilidade no tratamento dos dados estatísticos e o aumento na eficiência nas tomadas de decisões estratégicas da produção, já os benefícios para os estagiários da empresa são inúmeros, mas o principal deles é o grande contato com  o chão de fábrica, que pode ser considerado um grande laboratório para o aprendizado, no chão de fabrica eles tem contato com produtos, processos e pessoas, esse é o momento mais propicio para por em prática os aprendizados teóricos, principalmente trocando experiências com colaboradores que já vivenciam o cotidiano da organização, além do benefício de aprendizado aqueles que se destacam tem a possibilidade de ser efetivados na empresa, ocupando possivelmente cargos estratégicos na empresa”.

Texto: Gláucio Araujo  

You may also like
Mercado de trabalho para engenharia civil: o que você precisa saber!
Arquitetura e Urbanismo na Cidade!
COMEMORAÇÃO DO DIA DO ADMINISTRADOR

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This