Desafio da Aprendizagem Ativa para Vencer outro Desafio

1 minuto para ler

O ENADE é tema de curso na FACIG

           Na tarde do dia 08 de novembro de 2018, os professores e coordenadores da instituição se reuniram para participar de um treinamento com a professora Ana Valéria Reis, ENIAC/STHEM, intitulado “O desafio da aprendizagem ativa para vencer outro desafio: o ENADE”.

          Neste momento, foi apresentado um novo método ativo, o Think-Pair-Share (TPS), essa metodologia foi desenvolvida por Dr. Frank Lyman na Universidade de Maryland em 1981, e adaptada por educadores como Kagan (1994) e Ledlow (2001), entre outros. É uma estratégia de aprendizagem cooperativa que inclui três componentes: tempo para pensar, tempo para compartilhar com um parceiro e tempo para compartilhar entre pares para um grupo maior.

          Além disso, uma nova versão do Peer Instruction, o Plicker, foi apresentada aos professores e foram ressaltadas as contribuições da utilização deste método como instrumento facilitador para se trabalhar questões do Enade.

Texto: Andréia Almeida Mendes

 

 

 

 

Posts relacionados

Deixe um comentário