Unifacig

Descubra agora como é possível montar um currículo sem experiência

Entrar no mercado de trabalho é sempre um desafio a mais para aqueles que não têm certa bagagem profissional. Geralmente, são alunos de instituições de ensino superior que acabaram de sair do ensino médio e estão procurando estágio para ajudar em casa, estabelecer-se financeiramente ou continuar pagando a própria graduação. Uma dúvida comum é como montar um bom currículo sem experiência.

Para isso, basta saber apresentar, de forma atrativa, as suas principais informações e qualificações, além de valorizar as aptidões e competências. Entretanto, como fazer isso, se você está procurando o primeiro emprego?

Para saber a resposta, continue a leitura deste texto e descubra como montar um currículo sem experiência profissional!

Não exagere nas informações pessoais

A primeira informação que o recrutador vê sobre o candidato no currículo são os dados pessoais. Portanto, seja breve, objetivo e coloque somente o necessário.

Nessa parte, deve constar o seu nome, idade, estado civil, endereço, e-mail e telefone para contato. Caso tenha, também é interessante colocar o link de um portfólio online ou do seu perfil no LinkedIn.

Valorize as suas atividades acadêmicas

Um fator importante é falar sobre a sua formação, não apenas relacionada à graduação. Escreva sobre cursos profissionalizantes feitos por você e qualificações com certificado em idiomas, fotografia, oratória e informática, por exemplo.

O candidato que participou de palestras, oficinas e projetos acadêmicos que possam agregar na vaga escolhida, também pode colocar essa informação para enriquecer o currículo. É uma forma de mostrar habilidades como liderança, trabalho em grupo e dedicação, assim como a vontade de progredir e se manter atualizado.

Defina os seus objetivos

Muitas pessoas no início de carreira não colocam o objetivo profissional em seus currículos. Esse é um erro que deve ser evitado para que o recrutador entenda o seu real desejo dentro da empresa. Analise qual a melhor vaga para você e descreva o cargo e área pretendidos, como estágio, analista, assistente, auxiliar, entre outros.

É fundamental que o objetivo se adéque a cada tipo de vaga. Assim, não coloque o mesmo padrão em todos os currículos. Além disso, seja breve na descrição. Comece dizendo a área pretendida para atuar, quais habilidades deseja aprimorar e como aquela vaga vai agregar na sua experiência. Veja um exemplo:

• Tenho interesse em atuar na área de administração, desenvolvendo as minhas habilidades de gerenciamento estratégico e adquirindo experiência de liderança.

Coloque experiências com voluntariado

Esse é um dos grandes diferenciais competitivos para o candidato que busca se inserir no mercado de trabalho. Se não há experiência profissional, destaque outras atividades determinantes no seu desenvolvimento, a exemplo do voluntariado. Isso demonstra a capacidade do candidato de se empenhar em um projeto, mesmo sem remuneração — ou seja, em algo que acredita fazer a diferença.

Conseguimos ajudar você a montar um bom currículo sem experiência? Lembre-se de que é necessário causar uma boa impressão nos recrutadores, sem deixá-lo muito extenso. Além disso, evite erros ortográficos e não misture fontes. Prefira a Arial ou Times New Roman e use o negrito com moderação. Foto, pretensão salarial e contatos de referência só devem ser colocados caso solicitados no anúncio.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso artigo sobre os erros mais comuns ao montar o primeiro currículo!

UNIFACIG ADQUIRE APOLLO – ROBÔ QUE SIMULA UM PACIENTE
EX ALUNA DO UNIFACIG GANHA PRÊMIO DE MELHOR ARTIGO NO MAIOR CONGRESSO INTERNACIONAL DE ADMINISTRAÇÃO DA AMÉRICA LATINA
Professores do UNIFACIG têm Trabalhos Aprovados em Congresso no Chile