Carreira

Descubra as perspectivas de mercado para gestão ambiental

Não é preciso ler os jornais, acompanhar as revistas científicas ou assistir religiosamente aos noticiários da tv para saber que temas como sustentabilidade, adoção de medidas ecologicamente corretas e preocupação com os impactos ambientais são cada vez mais discutidos.

Prova disso é que basta acessar as redes sociais, como Facebook e Twitter, para encontrar conteúdos sobre o assunto por toda a parte, não é mesmo?

É justamente por conta de toda essa popularização e relevância do assunto que o mercado para gestão ambiental tem ficado ainda mais em evidência. Afinal de contas, quem se dedica a essa área busca a promoção do desenvolvimento social e econômico das organizações públicas e privadas, em paralelo à proteção e à conservação ambiental.

Devido a esse papel tão importante, muitos jovens estão curiosos e buscam saber mais a respeito da profissão e quais são as perspectivas para quem pensa em segui-la. Por isso, neste texto, reunimos algumas das principais dúvidas sobre a carreira. Confira!

Qual curso fazer e como é a sua estrutura?

O curso de gestão ambiental é uma graduação tecnológica com duração de dois anos que concede o diploma de tecnólogo na área, após aprovação do TCC.

Ou seja, é uma formação focada no ganho de conhecimento prático, no desenvolvimento de competências necessárias para o ramo e na compreensão das tendências de mercado para que você esteja apto a atuar profissionalmente.

Quais são as áreas de atuação?

Ao se formar e ingressar no mercado para gestão ambiental, é possível trabalhar no setor privado, onde poderá ser consultor, gestor ou supervisor de setores dentro de companhias de vários portes e se dedicar à elaboração e à execução de projetos com foco:

• na conscientização de funcionários;
  • nas políticas de responsabilidade ambiental;
  • na adequação das normas internas para a obtenção de certificados nacionais e internacionais de gestão ambiental.

Já no setor público, você terá a oportunidade de trabalhar como concursado e atuar com a fiscalização e a auditoria dos órgãos públicos e das empresas, além de poder elaborar leis que incorporem a legislação ambiental vigente a nível municipal, estadual e federal.

Quais são as médias de salário e jornada de trabalho?

Segundo um levantamento elaborado pelo portal Salário, feito com base em uma amostragem de 413 salários em todo o território nacional, a renda média de um profissional do ramo é de R$ 3.253,13 para uma jornada mensal de 43 horas semanais.

Porém, a alta demanda em alguns estados, especialmente naqueles em que há uma grande atividade de indústrias, empreiteiras, órgãos de proteção ambiental e afins, faz com que os ganhos sejam ainda maiores em determinadas regiões, como no Amazonas (R$ 5.374,14), no Rio de Janeiro (R$ 4.974,7) e em São Paulo (R$ 4.046,67).

E então, tirou suas dúvidas sobre o que esperar da sua vida acadêmica e, em especial, como é o mercado para gestão ambiental? Agora, chegou a hora de se preparar para o vestibular e investir na sua formação profissional para ter uma carreira de sucesso!

Por isso, aproveite e entre em contato conosco para saber mais sobre como fazer o curso de gestão ambiental!

CEP do UNIFACIG Realiza Formação em Ética em Pesquisa
Alunos do Centro Universitário Unifacig são aprovados em Programa de Mestrado no RJ
II JORDI