Vestibulando

Devo escolher um curso visando retorno financeiro ou satisfação pessoal?

Ingressar na faculdade é dar um passo importante em direção ao seu crescimento pessoal e profissional. Porém, na hora da grande decisão, sempre surge a dúvida: devo escolher um curso visando retorno financeiro ou satisfação pessoal?

O ideal é fazer uma escolha que possibilite equilibrar as duas coisas. Afinal, uma profissão que dê dinheiro é muito atraente, mas se ela for entediante ou simplesmente não representar aquilo que você quer para sua vida, sua rotina profissional terá grandes chances de se tornar um castigo.

Então, o que fazer para acertar nessa decisão? Selecionamos algumas dicas infalíveis que podem ajudar você a escolher um curso que lhe possibilite um bom retorno financeiro e satisfação pessoal, confira!

Descubra quem você é

Autoconhecimento é a base de uma escolha bem feita. Qual é seu perfil? Quais suas áreas de interesse? Que tipo de profissão você imagina que gostaria de desempenhar? Quais são seus valores?

As respostas para essas perguntas podem lhe fornecer boas pistas e ajudar a descobrir sua vocação. Os testes vocacionais podem ajudar neste etapa contanto, é claro, que seja sincero nas respostas.

Analise suas expectativas de curto, médio e longo prazo

Saber aonde você quer chegar é essencial para descobrir quais caminhos seguir. Quais são seus planos de curto, médio e longo prazo? Quais seus sonhos profissionais e pessoais? Isso pode ajudá-lo a escolher uma faculdade com mais certezas de ser feliz no futuro.

Alinhe sua escolha acadêmica com o estilo de vida que você quer

Nossa profissão influencia completamente nossa vida, em muitos aspectos. Assim, é importante ter em mente o que você considera importante para sua vida. Você quer ter uma rotina bem definida, com horários convencionais? Gostaria de trabalhar ao ar livre? Se interessa por trabalhos práticos ou essencialmente intelectuais?

Busque alinhar o estilo de vida que você quer com o curso que escolher. Isso trará satisfação e alegria à sua vida.

Pesquise sobre as melhores possibilidades

Depois de conhecer seu perfil, saber quais são seus objetivos e estar ciente de que estilo de vida você quer levar, pesquise quais as melhores possibilidades que lhe permitam unir todos esses fatores de modo satisfatório.

Use a internet, converse com amigos, enfim, procure descobrir a realidade que cada curso reserva, para tomar uma decisão mais consciente.

Reflita se o retorno financeiro estará de acordo com suas expectativas

Pesquise sobre as possibilidades de ganho que os cursos pelos quais você se interessa oferecem, e veja se são compatíveis com suas expectativas financeiras, assim você já começa seus estudos sabendo quais serão suas chances de ser remunerado de acordo com aquilo que você espera.

Se você é uma pessoa sem muitos anseios quanto bens materiais, um curso que leve a uma carreira de remuneração modesta pode ser o suficiente para você. Contudo, se você busca altos ganhos no futuro, precisará investir em um curso que lhe leve a esse resultado.

Empregando as dicas acima, se torna mais simples escolher um curso que lhe ofereça não apenas retorno financeiro, mas também satisfação pessoal.

Quando o assunto é vida acadêmica e profissional, é necessário encontrar equilíbrio entre remuneração e propósito de vida. Assim, você conseguirá alinhar felicidade pessoal e sucesso financeiro, levando uma vida mais plena.

Gostou desse conteúdo? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão mais informações de qualidade!

3 dicas para estudar para o ENEM e conseguir uma nota maior
Comunicado FIES 2020 UNIFACIG