Carreira

Empresa júnior: entenda sobre esse importante segmento

Uma empresa júnior (EJ) é uma instituição sem fins lucrativos formada por estudantes de determinado curso de graduação de ensino superior. Ela pode oferecer diversos serviços, sendo o mais comum consultorias nas áreas do curso de formação do estudante pertencente à empresa.

A importância de participar de uma empresa júnior se dá justamente por ela desenvolver e capacitar profissionalmente os alunos de graduação, desde os semestres iniciais. Há diversas vantagens para o crescimento pessoal e profissional de quem deseja fazer parte de uma EJ.

Quer saber mais sobre esse assunto? Acompanhe este texto e conheça os principais benefícios de fazer parte de uma empresa júnior. Confira!

Contato com o mercado de trabalho

Experiência é algo muito cobrado pelo mercado de trabalho. Mas começar, de fato, a trabalhar durante a faculdade pode ser algo complicado. Isso porque os estudantes ainda não têm aptidões para concorrer a uma vaga ou não têm tempo suficiente para cumprir com a jornada de trabalho de estagiários.

E aí que a empresa júnior pode ajudar você! Pois nesse tipo de estágio é possível vivenciar um ambiente empresarial semelhante ao de empresas tradicionais. E, ao atender a diferentes clientes, você pode realizar seu primeiro contato com o mercado de trabalho.

Possibilidade de desenvolver suas habilidades

No início da faculdade podem existir dúvidas, como saber se o seu curso realmente é a sua vocação profissional e como aprender (sozinho) além do que é ensinado na sala de aula.

Por isso, participar de uma empresa júnior pode auxiliar você a resolver tais questões, uma vez que ela permite que seus membros desenvolvam habilidades profissionais logo nos primeiros semestres da faculdade. Essas habilidades podem ser: saber trabalhar em equipe, praticar sua pró-atividade, entender como fazer a gestão de pessoas e de tempo.

Aprendizado constante

Além disso, uma empresa júnior pode oferecer diversos serviços, em diferentes áreas, como consultoria em gestão, engenharia, finanças, contabilidade, entre outras. A partir dessa variedade de assuntos, seus membros são estimulados a se preparem constantemente.

É nesse sentido que a EJ pode ser considerada uma sala de aula prática, em que todos são convidados a se atualizarem e aprofundar seus conhecimentos sobre os temas, a fim de atender aos clientes.

Acréscimo para o currículo

Hoje em dia o mercado de trabalho está cada vez mais concorrido. Muitas vezes ter apenas concluído um curso de graduação não basta, já que é preciso ter outras experiências enriquecedoras, como por exemplo, um estágio ou pós-graduação.

Dessa forma, por meio de uma empresa júnior é possível enriquecer o seu currículo. Não é à toa que geralmente ex-membros de empresas juniores tem uma certa aceitação por parte dos recrutadores e garantem uma ocupação no mercado de trabalho mais rapidamente do que recém-formados que não realizaram estágio.

Ampliação do networking

O networking representa uma rede de contatos. Ele é essencial para a troca de experiência, tirar dúvidas, ter ideias, manter-se motivado etc. Dentro de uma empresa júnior, você terá acesso a diferentes tipos de pessoas com bastante conhecimento a ser trocado com você. Por isso ela é considerada uma rede de investimentos, onde, além de trocar informações e crescer profissionalmente, você ainda pode fazer grandes amizades.

Essas foram algumas informações sobre a EJ. É importante destacar que conciliar os estudos com a empresa júnior vai requerer planejamento e disciplina. Portanto, não tente procrastinar, siga a sua agenda à risca, não deixando de lado os compromissos do estágio nem da faculdade.

Gostou das informações? Então que tal compartilhar este post nas suas redes sociais?

Ações do PIBID: Diversificando a Prática Pedagógica no Processo de Leitura.
3 mulheres empreendedoras para inspirar a sua carreira
4 filmes para estudar para o vestibular de forma mais leve