Enfermagem na prática

2 minutos para ler

Os alunos do 7º período de Enfermagem do Centro Universitário UNIFACIG vivenciam a prática clínica podendo colocar em pauta os conhecimentos adquiridos sobre a puericultura (área que se dedica ao estudo do desenvolvimento infantil) dentro da matéria de Processo de Cuidar na Saúde da Criança e do Adolescente.

A teoria é ministrada pela Prof. Roberta Damasceno e a prática realizada pela e preceptora Prof. Flávia Lugão, no Centro de Apoio à Família – CAF.A instituição que tem como foco o atendimento dos indivíduos residentes do bairro São Francisco de Assis.

A associação promove diversas atividades à população atendida como reforço escolar, práticas esportivas e aulas de música, valorizando a capacidade dos atendidos e tirando-os, muitas vezes, da vulnerabilidade social.

Vale ressaltar que várias parcerias possibilitam que o local seja ainda mais integrado, visto que os ESF’s, voluntários de diversas áreas e os próprios alunos dos cursos de enfermagem, psicologia e medicina do UNIFACIG viabilizam um atendimento mais integrado à população.

A prática clínica de enfermagem, dentro da instituição, é direcionada ao atendimento em puericultura, são realizados procedimentos de medição e avaliação do desenvolvimento, orientação e encaminhamentos durante à consulta de enfermagem. Além de propiciar a associação do conhecimento prático ao teórico para os alunos, conseguimos também contribuir com a população uma vez que os alunos conseguem identificar sinais de agravos e referenciar ao atendimento especializado.

Os agendamentos para atendimento de puericultura é realizado por meio das Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) do ESF Nossa Senhora Aparecida.

 
Autor: Paola, acadêmica 7P Enfermagem 

enfermagem na prática-2
enfermagem na prática-2
Posts relacionados

Deixe um comentário