#EuSouFacig Vida de Estudante

Engenharia do UNIFACIG Agora é Sem Fronteiras

UNIFACIG é aprovada e abre  núcleo da ONG Engenheiros Sem Fronteiras em Manhuaçu

          A ONG Engenheiros Sem Fronteiras (EsF) faz parte da rede Engineers Without Borders – International (EWB-I) está presente em 65 países ao redor do mundo, em diversas realidades como Iraque, Austrália, Itália, Jordânia, Gana, Camboja, Canadá, entre outros. No Brasil, a organização foi fundada em 2010, na cidade de Viçosa – MG e atualmente conta com mais de 60 núcleos, e, por meio do UNIFACIG, agora estará presente também  em Manhuaçu.

          A abertura do novo núcleo da ONG, que  tem como missão promover o desenvolvimento humano e sustentável por meio da engenharia, foi aprovada através de processo seletivo. Os principais campos de atuação da ONG são educacional, gestão e empreendedorismo, infraestrutura e sustentabilidade.

          A área educacional tem como objetivo introduzir a importância da engenharia em um contexto de aprendizado social, podendo estar  voltados a capacitação técnica profissional, melhoria no ensino, formação interpessoal de estudantes de engenharia e iniciativas de conscientização.

          Entre as expertises dos engenheiros estão o planejamento de processos, a gestão de negócios e o próprio empreendedorismo. Esse campo está relacionado com métodos, ferramentas e organização de gestão de instituições, assim como o incentivo / fomento a atividades empreendedoras.

          Com o objetivo de promover acesso a uma infraestrutura física de qualidade àqueles em necessidade, os projetos desta área têm foco em amenizar as necessidades do indivíduo e da infraestrutura de instituições (arrecadações de alimentos, brinquedos, pintura, reforma, projeto hidrossanitário, etc).

          Os Engenheiros Sem Fronteiras têm como um de seus pilares a promoção do desenvolvimento sustentável, através de  projetos voltados ao uso eficiente dos recursos como aquecimento solar, reaproveitamento de água, reciclagem e destinação de resíduos, uso consciente de espaços, hortas comunitárias e tratamento de água e esgoto.

          A equipe fundadora do EsF Núcleo Manhuaçu, acompanhada por Kastelli Pacheco Sperandio, Professora Orientadora da ONG e Coordenadora do Curso de Engenharia Civil, é composta pelos alunos do curso de Engenharia Civil do UNIFACIG Daniela de Ornelas, Diretora Geral; Darah Eller, Vice-diretora Geral; Marcos Willian da Silva, Diretor de Comunicação; Marcus Vinícios Clemente, Diretor Financeiro; Mariana Gonçalves, Diretora de Gestão de Pessoas; Dheyson Morais, Diretor de Projetos.

          Ao serem questionados “O que te levou a participar da ONG e o que você espera dessa experiência para o município de Manhuaçu?”, os membros da diretoria não hesitaram em responder.

         “Estar na ONG é poder cruzar fronteiras usando a engenharia como ferramenta de transformação social com o propósito de, juntos, mudar a realidade de quem precisa.” 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Daniela de Ornelas – Diretora Geral

 “Estar na Ong é ter a chance de fazer a diferença a partir de pequenos gestos e somar forças para que estes gestos possam afetar positivamente a vida das pessoas e poder construir uma  sociedade mais humana”

Darah Eller Vice-Diretora Geral

” Querer trazer para  sociedade algo que manifestasse aos olhos de quem vê, a vontade e desejo de fazer o bem.”

Marcos Willian da SilvaDiretor de Comunicação

“Sempre notei que a sociedade como um todo sofre com a ausência de ações que visam o bem comum, muitas boas idéias, porém, pouca iniciativa, e eu vi na ESF a oportunidade de externar essa vontade de fazer a diferença.”

Marcus Vinícios Clemente – Diretor Financeiro

“Buscar a realização pessoal e profissional, ao ver que a ONG utilizava os conhecimentos obtidos no curso de Engenharia Civil para atender as necessidades da sociedade, com ênfase na população carente.  Espero poder contribuir para uma cidade mais humana, com um pouco mais de estruturas e condições de vida para cada cidadão.”

Mariana GonçalvesDiretora de Gestão de Pessoas

“Estar na ONG é poder unir, compartilhar e transformar vidas e promover o desenvolvimento da sociedade por meio da engenharia”

Dheyson MoraisDiretor de Projeto

Entre em contato com dos membros da diretoria ou com a coordenadora do curso de Engenharia Civil. Venha conhecer e participar dos Engenheiros Sem Fronteiras Núcleo Manhuaçu você também!

Texto: Professora Orientadora Kastelli Sperandio e equipe diretora do EsF Núcleo Manhuaçu

 

You may also like
Curso de Odontologia realiza Mesa Redonda sobre medicações
Comemoração do dia do profissional de Marketing
Projeto de Análise de Custos sobre os Empreendimentos Industriais de Manhuaçu e Região é Apresentado pelos Alunos do quinto período de Ciências Contábeis do Unifacig

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site