Carreira

Entenda a importância do estágio para o desenvolvimento profissional

O período da graduação é essencial para o desenvolvimento profissional e pessoal dos alunos. Entrar em uma faculdade já representa um grande desafio. Contudo, destacar-se ao longo do curso é o que muitos desejam, já pensando no mercado de trabalho. Nesse sentido, a importância do estágio é grandiosa, como forma de o graduando ganhar experiência e se desenvolver enquanto aprende as teorias relacionadas à carreira que escolheu.

Em alguns casos, ele é obrigatório ao final da graduação, mas um bom aluno deve procurá-lo desde o início do curso, já que pode ser uma excelente atividade complementar. Veja, ao longo deste artigo, alguns motivos pelos quais os alunos que fazem estágio destacam-se profissionalmente. Boa leitura!

Espaço para a prática

Os cursos de graduação nem sempre dão o desenvolvimento prático que se espera de um profissional. Ao participar do dia a dia de uma empresa como estagiário, você terá a chance de colocar seus conhecimentos em prática e poderá ter contato com procedimentos, técnicas, softwares, dentre outras ferramentas que só quem realmente trabalha na sua área sabe.

Porta de entrada do mercado de trabalho

A maioria das empresas enxerga os seus estagiários como potenciais profissionais — tanto é que, geralmente, as empresas aproveitam o período de estágio para moldar os alunos às suas necessidades e observar o desempenho deles. Portanto, é importante que o estágio seja tratado como um emprego. Assim, você terá mais chances de ser efetivado.

Bom período para fazer networking

Ao estagiar, você terá contato com vários profissionais das mais diversas áreas. Esse é um excelente momento de fazer networking. Para isso, o estagiário deve ser prestativo e ter um bom relacionamento com todos. Dessa forma, se ele precisar de recomendações após o período de estágio, será muito mais fácil de obtê-las.

Desenvolvimento de habilidades pessoais

Durante seu estágio, você desenvolverá habilidades pessoais, como: responsabilidade, autoconfiança, iniciativa e determinação. Como você participará de diversas atividades, também será importante administrar bem o seu tempo — principalmente, para que o estágio não atrapalhe o seu rendimento acadêmico. Nessa fase, as duas coisas devem caminhar bem juntas.

Liberdade financeira

Os estágios costumam ser remunerados, e alguns fornecem, além do salário, ajuda com transporte e alimentação. Dessa forma, você poderá ter maior liberdade financeira e não depender tanto dos seus familiares. Além disso, o fato de ter seu próprio dinheiro é importante para que você comece a administrar os seus gastos e invista o seu dinheiro, com sabedoria, para ter uma segurança no futuro.

Feedbacks

O sucesso no desenvolvimento profissional passa por receber críticas e saber lidar com elas. Como você está no processo de aprendizagem, é normal que seu chefe lhe dê feedbacks. Eles são extremamente importantes para seu crescimento profissional, uma vez que é nessa hora que você saberá seus erros e acertos.

Da mesma forma, é igualmente produtivo você também expor os pontos positivos e negativos do seu estágio ao seu chefe, além das suas expectativas e das maneiras como vocês poderiam evoluir em conjunto. Essa é mais uma das razões que confirma a extrema importância do estágio.

“Permissão” para errar

Os gestores das empresas que contam com programas de estágio, de certa forma, esperam que o estudante cometa alguns erros. Isso porque as falhas fazem parte da trajetória de todo profissional. É por meio delas que evoluímos e aprendemos.

O estágio deve ser supervisionado justamente para que alguém experiente na área lhe oriente e avalie o trabalho que você fez antes que ele seja liberado. Portanto, essa liberdade, que nem sempre é tolerada quando o erro é cometido por alguém formado, consiste em mais um ponto positivo da experiência.

Mas atenção: isso não quer dizer que você pode agir de forma acomodada e desleixada. A flexibilidade em relação ao erro precisa ser aproveitada com moderação, de modo que represente uma jornada de evolução. Faça o melhor que puder, sempre!

Diferenciação frente aos concorrentes

mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Isso não é novidade já há algum tempo. As empresas exigem currículos completos, habilidades variadas e experiência. Como então conseguir a primeira oportunidade logo após a graduação? A resposta é simples: com a experiência adquirida no estágio.

Além de colocar o conhecimento teórico em prática, o seu currículo é enriquecido pela experiência. Mesmo que não continue na empresa que abriu as portas para você durante a faculdade, a oportunidade contribuirá para dar um upgrade no seu currículo. Dessa forma, ao ser avaliado em uma entrevista de emprego, o seu perfil estará em larga vantagem quando comparado aos colegas que não estagiaram.

Escolha da área de atuação

Uma carreira apresenta muitas possibilidades de atuação. Você pode escolher entre uma infinidade de opções para se especializar e, até mesmo, orientar os seus estudos. Mas como saber qual é a área que mais combina com você sem o conhecimento prático? Temos certeza que já sabe a resposta. Caso tenha se lembrado da importância do estágio, acertou.

Enquanto aprende sobre a rotina de trabalho da profissão que escolheu, você também descobre pelo que é apaixonado e o que, definitivamente, não gosta na carreira. Assim, é possível desenvolver habilidades específicas e definir, com maturidade, qual especialização mais combina com o seu perfil.

Autoconhecimento

Durante o período de estágio, você também desenvolverá o autoconhecimento. Isso é essencial para que descubra se realmente está na carreira certa ou apenas tinha uma ideia romântica sobre a realidade da profissão. Com isso, é possível corrigir o rumo de sua trajetória. Lembre-se: as raízes da satisfação profissional estão no estágio. Ele pode ser um divisor de águas para o seu futuro, caso seja bem-aproveitado.

Os benefícios do estágio são muitos, não é mesmo? Que tal preparar o seu currículo e começar, agora mesmo, a procurar as melhores oportunidades da sua área? Temos certeza de que você não se arrependerá!

Agora que você já entende a importância do estágio para seu desenvolvimento profissional, que tal ter acesso a mais conteúdos como esse? Se você gostou deste texto e quer ficar por dentro de outros conteúdos semelhantes, acompanhe as nossas postagens nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Pinterest e no Instagram.

You may also like
Crimes Sexuais e Violência Doméstica
Psicologia Organizacional: conheça essa área promissora
Entrega dos Certificados do Curso de Extensão de Scratch

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This