Ao ingressarmos em um curso de nível superior, uma das ações que devemos ter, para planejar bem nosso futuro, é ir atrás de informações sobre as exigências e a realidade profissional da área. Ter conhecimento sobre o mercado de trabalho em ciências contábeis, por exemplo, é um dos passos que um futuro contador deve tomar.
Ainda que a realidade econômica do país não esteja lá essas coisas, o profissional de contabilidade ainda é bastante importante para o sucesso de um empreendimento e a saúde financeira familiar.
Com o dever de orientar na tomada de decisões estratégicas, visando à diminuição de custos e ao aumento do lucro, ele analisa riscos e enxerga oportunidades para lidar com investimentos e tributos. Continue a leitura e fique por dentro da carreira de contador!
Quais são as disciplinas do curso?
Assim como todo curso, o de ciências contábeis é dividido em matérias básicas e específicas.
Fazem parte do primeiro grupo algumas, como: Administração, Direito, Matemática, Português, Sociologia e Economia. As específicas compreendem Legislação Tributária, Perícia Contábil, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública, Auditoria, Controladoria, entre outras.
A duração do curso é de 4 anos, ou 8 semestres.
Quais são as atribuições de um contador?
Ter afinidade com números é um dos requisitos, já que você precisará realizar contas o dia inteiro. Outra competência desejada é gostar de leis, pois o profissional terá contato com legislações importantes, como a previdenciária, a trabalhista e a fiscal.
Habilidades de gerenciamento também fazem parte dos atributos, pois haverá muito contato com os setores estratégicos das empresas. Além disso, capacidade de comunicação e de gestão de pessoas é um diferencial para conseguir liderar equipes de trabalho.
Especializações são bem-vindas, já que o mercado ainda é carente de profissionais qualificados. Ter habilidades em gerenciamento de crises deixará o contador mais disputado.
Onde o profissional pode atuar?
O campo do profissional do contador é abrangente. Algumas das áreas em que ele pode atuar são as seguintes:
-
dentro de empresas — sendo contratado, para ajudar o negócio a expandir e a ter as melhores decisões estratégicas, atuando com foco em especializações, como auditor, analista financeiro, contador geral, analista de fraudes etc;
-
em órgãos públicos — prestando concursos públicos, na área de formação, garantindo mais estabilidade, como em: Secretarias, Controladorias Gerais, Autarquias, Ministério Público;
-
como consultor — podendo prestar consultoria temporária a empresas grandes, startups e a pessoas físicas que necessitam de ajuda para o orçamento familiar, por exemplo;
-
em Universidades — ensinando estudantes e outros profissionais, atuando como professor, palestrante, escritor ou pesquisador.
Qual a realidade do mercado de trabalho em ciências contábeis?
Algumas profissões já estão começando a sentir as mudanças advindas da transformação digital. A área da contabilidade não foge disso e precisará adaptar-se às necessidades do mercado.
Por exemplo, algumas atividades de nível operacional e burocrático serão desempenhadas pela inteligência artificial. No entanto, ainda cabe ao profissional a responsabilidade pelas estratégias e por analisar os dados gerados pelos softwares, transformando-os em planejamento.
De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a contabilidade ficou entre as seis profissões mais contratadas em 2018, além de ser a 4ª mais bem-remunerada.
O fato é que, mesmo na crise, ainda precisaremos desses profissionais, até porque são exatamente eles que poderão ajudar um negócio a se reerguer ou evitar escolhas muito arriscadas.
O mercado de trabalho em ciências contábeis, assim, acompanha as transições trazidas pela tecnologia e pela crise econômica. Porém, isso não significa que o profissional terá consequências negativas. Pelo contrário, quem conseguir usar essas transições como oportunidades sairá à frente de vários concorrentes.
Gostou do artigo? Conheça mais sobre o curso de contabilidade e entre em contato conosco, em caso de dúvidas!