Entenda como está o mercado de trabalho em ciências contábeis

4 minutos para ler

Ao ingressarmos em um curso de nível superior, uma das ações que devemos ter, para planejar bem nosso futuro, é ir atrás de informações sobre as exigências e a realidade profissional da área. Ter conhecimento sobre o mercado de trabalho em ciências contábeis, por exemplo, é um dos passos que um futuro contador deve tomar.

Ainda que a realidade econômica do país não esteja lá essas coisas, o profissional de contabilidade ainda é bastante importante para o sucesso de um empreendimento e a saúde financeira familiar.

Com o dever de orientar na tomada de decisões estratégicas, visando à diminuição de custos e ao aumento do lucro, ele analisa riscos e enxerga oportunidades para lidar com investimentos e tributos. Continue a leitura e fique por dentro da carreira de contador!

Quais são as disciplinas do curso?

Assim como todo curso, o de ciências contábeis é dividido em matérias básicas e específicas

Fazem parte do primeiro grupo algumas, como: Administração, Direito, Matemática, Português, Sociologia e Economia. As específicas compreendem Legislação Tributária, Perícia Contábil, Administração Financeira e Orçamentária, Contabilidade Pública, Auditoria, Controladoria, entre outras.

A duração do curso é de 4 anos, ou 8 semestres.

Quais são as atribuições de um contador?

Ter afinidade com números é um dos requisitos, já que você precisará realizar contas o dia inteiro. Outra competência desejada é gostar de leis, pois o profissional terá contato com legislações importantes, como a previdenciária, a trabalhista e a fiscal.

Habilidades de gerenciamento também fazem parte dos atributos, pois haverá muito contato com os setores estratégicos das empresas. Além disso, capacidade de comunicação e de gestão de pessoas é um diferencial para conseguir liderar equipes de trabalho.

Especializações são bem-vindas, já que o mercado ainda é carente de profissionais qualificados. Ter habilidades em gerenciamento de crises deixará o contador mais disputado.

Onde o profissional pode atuar?

O campo do profissional do contador é abrangente. Algumas das áreas em que ele pode atuar são as seguintes:

• dentro de empresas — sendo contratado, para ajudar o negócio a expandir e a ter as melhores decisões estratégicas, atuando com foco em especializações, como auditor, analista financeiro, contador geral, analista de fraudes etc;

• em órgãos públicos — prestando concursos públicos, na área de formação, garantindo mais estabilidade, como em: Secretarias, Controladorias Gerais, Autarquias, Ministério Público;

• como consultor — podendo prestar consultoria temporária a empresas grandes, startups e a pessoas físicas que necessitam de ajuda para o orçamento familiar, por exemplo;

• em Universidades — ensinando estudantes e outros profissionais, atuando como professor, palestrante, escritor ou pesquisador.

Qual a realidade do mercado de trabalho em ciências contábeis?

Algumas profissões já estão começando a sentir as mudanças advindas da transformação digital. A área da contabilidade não foge disso e precisará adaptar-se às necessidades do mercado.

Por exemplo, algumas atividades de nível operacional e burocrático serão desempenhadas pela inteligência artificial. No entanto, ainda cabe ao profissional a responsabilidade pelas estratégias e por analisar os dados gerados pelos softwares, transformando-os em planejamento.

De acordo com dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), a contabilidade ficou entre as seis profissões mais contratadas em 2018, além de ser a 4ª mais bem-remunerada.

O fato é que, mesmo na crise, ainda precisaremos desses profissionais, até porque são exatamente eles que poderão ajudar um negócio a se reerguer ou evitar escolhas muito arriscadas.

O mercado de trabalho em ciências contábeis, assim, acompanha as transições trazidas pela tecnologia e pela crise econômica. Porém, isso não significa que o profissional terá consequências negativas. Pelo contrário, quem conseguir usar essas transições como oportunidades sairá à frente de vários concorrentes.

Gostou do artigo? Conheça mais sobre o curso de contabilidade e entre em contato conosco, em caso de dúvidas!