Estágio Curricular do Curso de Enfermagem: conheça a experiência de nossos alunos

4 minutos para ler

O Estágio obrigatório faz parte das atividades dos estudantes que estão nos últimos períodos da graduação em Enfermagem do Centro Universitário (UNIFACIG), de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais estabelecidas pelo Conselho Nacional de Educação. 

Neste semestre o estágio Curricular Obrigatório contou com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Manhuaçu-MG e da Secretaria Municipal de Saúde de Ibatiba-ES

Antes de iniciar os estágios nas Unidades Básicas de Saúde, os estudantes do 9º período passaram por um curso específico para lidar com mais segurança com casos de Covid-19, devido o momento que estamos vivenciando. “O curso abordou as questões quanto à paramentação, desparamentação, biossegurança, para só então atuar nesses campos de prática”, explica à aluna, Raissa Brenda Moura Melo.

André Cristiam Barbosa, aluno do 9º período, é um dos alunos que realiza o estágio no ESF José Altino – Santa Luzia. Ele fala sobre a importância de atuar durante a pandemia do novo coronavírus trará para a sua formação profissional, e afirma a importância da atenção primária. “Além de contribuirmos no cuidado dos usuários, ainda enquanto estudantes, nós também pudemos viver uma rotina diferente. Com certeza essa é uma bagagem que vamos levar para a vida toda, conta.

A aluna Raissa Brenda Moura Melo destaca ainda como a formação que teve ao longo de cinco anos foi fundamental para atuar durante esse momento de crise na saúde, a mesma relata que o estagio na atenção básica desempenha as atribuições que lhes são designadas, tendo à oportunidade de expressar suas habilidades e correlacionar a teoria com a prática.

Hellen Daianny de Freitas Serpa, aluna do 9º período, é um dos alunos que realiza o estágio no ESF Catuaí.  “Para um estudante, estar em campo, na prática é fundamental, é tirar do papel e trazer para a realidade, isso faz toda a diferença na formação. Ter a oportunidade de estagiar e de conhecer como funciona o ESF no seu dia a dia, foi de tamanha gratidão e conhecimento para mim, só somou a tudo que já tinha visto e cresceu ainda mais minha admiração pela atenção básica, e o quanto ela pode e ajuda a população, mesmo em meio a pandemia, não deixa os pacientes sem atendimento, sempre pensando em maneiras para que as atividades aconteçam da melhor forma. Não posso deixar de citar a bagagem que levarei comigo dos ensinamentos da preceptora e coordenadora Enfermeira Rosangela Milagres, do amor e dedicação pela profissão e o carinho com que fui recebida por toda a equipe da unidade.  Enfim, essa experiência só me traz a certeza que fiz a escolha da profissão certa, e que tudo que aprendi e observei fará de mim uma Enfermeira melhor”.

 Jhenifer Louback, aluna do 9º período de enfermagem da Unifacig. “Sobre o primeiro contato com estágio extracurricular, posso dizer que sem dúvidas superou as minhas expectativas, diante desta oportunidade foi possível ir mais afundo sobre o que é e como funciona a atenção primária, conhecer um pouco mais sobre o SUS na prática, conhecer mais sobre a gestão e de que tudo funciona integrado, nada sozinho, me fez e faz admirar e valorizar ainda mais o trabalho de quem realmente dá o sangue pelo bem do próximo, existem funcionários que mereciam ser premiados por realmente vestirem a camisa e fazer acontecer com muito amor e empatia. A Unifacig que continue se esforçando nestas oportunidades para os acadêmicos, isso contribuiu para nossa formação e sem dúvidas ficou um marco em nosso coração”.

A coordenadora do Curso Msc. Roberta Mendes von Randow pontuou que
em um momento tão atípico, o programa foi reformulado com apoio da equipe do TEIA com o objetivo de que nossos alunos pudessem criar soluções pata problemas do dia-a-dia da atenção primária a saúde.
Um grande desafio, que foi cumprido com segurança, trabalho em equipe e muito aprendizado. As preceptoras e os acadêmicos do 9 período do Curso de Enfermagem do Centro Universitário UNiFACIG nosso reconhecimento por essa etapa tão importante da formação!

Posts relacionados

Deixe um comentário