FACIG participa do Circuito Mineiro de Administração

3 minutos para ler

Aconteceu na Câmara Municipal de Manhuaçu no dia 26 de abril mais um Circuito Mineiro de Administração realizado pelo Conselho Regional de Administração. Os alunos de Administração e Marketing da FACIG estiveram presentes no evento que acontece anualmente na cidade.

Este ano o palestrante foi o Administrador Rosendo Magela que é conselheiro federal por Minas Gerais e tem vivência de mais de 47 anos no mercado. A palestra intitulada “A forma moderna para administrar a empresa”,  falando da revolução tecnológica que está transformando as empresas, os empregados e a forma de trabalhar. Para o palestrante as empresas e as pessoas que deverão permanecer e crescer no mercado serão aquelas que agirem em função das seguintes perguntas:

Sua empresa vive de receita ou de lucro? Sem investimento há futuro para a empresa e para as pessoas que estão nela? Funcionários participam do lucro e qual é o lucro deles?

Na concepção de Rosendo as empresas são formadas de pessoas, processos e dinheiro e o trabalho de metas e bonificação possivelmente seja uma boa saída. Ele trouxe o questionamento de qual o principal fator que torna a empresa lucrativa, se é o produto, o serviço ou a gestão. Ficou claro que a gestão é o cerne da questão quando se trata de lucratividade, produtos e serviços podem ser facilmente copiados e a gestão é o diferencial, fato este que aponta a importância de um administrador atualizado e informado.

A forma moderna de administrar valoriza a figura humana, uma vez que a inteligência vem de todos, o conhecimento vem de todos e consequentemente a ação também é função de todas as pessoas que estão presentes nas organizações. Estas empresas devem ter foco no lucro e apenas estas sobreviverão no mercado.

Finalizando Rosendo afirma que as empresas precisam trazer e manter clientes, inovar e aumentar a qualidade dos produtos e serviços, reduzir custos e buscar novos conhecimentos e que estas ações deve que ser realizadas pelo dono, diretores, cefias e funcionários, enfim todos são responsáveis. Asseverou ainda que se uma empresa precisa de apoio para mudar ela deve contratar um administrador(a). O futuro das empresas está na inteligência, no conhecimento e na ação de cada pessoa da companhia.

Os alunos presentes ressaltaram a grande contribuição que a palestra trouxe para eles e mostraram grande satisfação em participarem do Circuito Mineiro de Administração.

Posts relacionados

Deixe um comentário