Faculdade EAD ou Presencial: qual a melhor opção?

4 minutos para ler

Depois do fim do Ensino Médio, é chegada a hora de escolher entre uma faculdade EAD ou presencial. Normalmente, os alunos recém-formados ficam em dúvida sobre qual é a melhor opção a seguir. Mas podemos adiantar que não há uma melhor escolha, e sim a mais adequada para suas necessidades e características.

No passado, a única opção viável era o modo presencial, contudo, o advento da internet trouxe possibilidades que não eram imaginadas há 20 anos. Para ajudar a esclarecer essas dúvidas, resolvemos criar este conteúdo, que mostra as características de cada modalidade. Confira!

Quais os desafios do aluno recém-formado no Ensino Médio?

A escolha do curso superior envolve uma série de fatores internos e externos do aluno. Primeiramente, é difícil para os jovens tomarem decisões tão importantes, como a escolha de uma profissão, com 18, 19 anos.

Além disso, muitos alunos acabam se mudando de cidade para cursar uma graduação ou precisam trabalhar para pagar os estudos. Assim, novos desafios surgem e é preciso aprender a conciliar essa nova rotina e obrigações.

Outro ponto importante é que você também precisa fazer uma análise das suas características. Por exemplo, o curso de ensino a distância oferece uma flexibilidade muito grande quanto à grade de horários.

É possível escolher quantas matérias deseja fazer e qual o melhor horário para estudar, mas caso você não seja organizado e não tenha disciplina, certamente, a sua faculdade ficará atrasada.

Quais as características de cada modalidade?

A faculdade EAD e presencial tem vantagens e desvantagens, conforme o perfil do aluno. Por isso, vamos separar algumas dicas para você avaliar conforme a sua necessidade.

Faculdade presencial

A faculdade presencial é o modelo clássico, em que alunos e professores estarão no mesmo local e hora durante as aulas. Ela é uma opção viável quando há o curso de graduação disponível na cidade onde você mora.

Também é ideal para alunos que desejam ter uma rotina escolar, com aulas presenciais e uma turma estruturada. Essa presença física estreita os laços, ajuda no networking e facilita o esclarecimento das dúvidas.

Além disso, para os alunos que não conseguem estudar sozinhos, o apoio da instituição presencial pode ser importante. Analisando a esfera financeira, há universidades públicas e também faculdades particulares que financiam o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil, o Fies.

A faculdade presencial também oferece uma maior estrutura de laboratórios e bibliotecas, bem como fomenta a participação em eventos e aulas práticas. Mas essa modalidade também apresenta alguns fatores, que dependendo do caso, podem ser desvantagens.

Se comparada com as faculdades a distância, os valores são maiores, pois as instituições presenciais têm gastos de locação de espaço, entre outros gastos fixos. Em grandes centros, a distância e o tempo de deslocamento até a faculdade também pode ser um empecilho.

Faculdade EAD

A faculdade EAD se popularizou nos últimos anos, pois tornou a educação mais inclusiva. Se, antes, os alunos não poderiam fazer o ensino superior por falta de disponibilidade de cursos presenciais, o EAD ampliou essa possibilidade.

Outra vantagem da metodologia EAD é que ela tem um custo menor comparado ao ensino tradicional. Como a instituição que promove o curso a distância não precisa ter gastos com uma estrutura física, é possível repassar esse desconto aos alunos.

Mas antes de optar por essa modalidade, você precisa analisar se possui as características necessárias para essa forma de estudo: o aluno precisa ter muita concentração, responsabilidade, organização e disciplina para concluir as matérias dentro dos períodos letivos.

Como desvantagem, podemos apontar a falta de contato direto com professores e outros alunos. Mesmo que essas plataformas ofereçam canais de contato on-line, muitas pessoas aprendem melhor com a explicação ao vivo. Além disso, a faculdade é uma fase marcante para muitas pessoas e, no modo a distância, não haverá o contato com outros alunos e a criação de elos de amizade.

Assim, podemos concluir que a escolha entre faculdade EAD ou presencial deve ser feita com muito cuidado e análise. Afinal, o que serve para outras pessoas pode não ser a melhor opção para você, não é mesmo?

Ainda tem alguma dúvida sobre essas modalidades? Então, deixe o seu comentário no post que iremos ajudar!

Posts relacionados

Deixe um comentário