Faculdade de gestão ambiental vale a pena? Veja aqui!

4 minutos para ler

Com a agenda ESG (sustentabilidade, social e governança) crescendo nas empresas, quem faz faculdade gestão ambiental tem grandes chances de empregabilidade. Além disso, o mercado é amplo nesse segmento, principalmente nas indústrias, postos de combustíveis, terceiro setor e poder público.

Ficou interessado em conhecer mais sobre o curso de gestão ambiental? Então não pare de ler!

Veja o que é a faculdade gestão ambiental

Com dois anos de duração, a faculdade de gestão ambiental é um curso de tecnólogo no sistema de ensino a distância (EAD).

No Unifacig, o aluno recebe ensinamentos que auxiliam no aprendizado teórico e prático sobre o meio ambiente, o controle operacional, atitudes sustentáveis, empreendedorismo, impactos ambientais etc.

As aulas acontecem em uma plataforma virtual que pode ser acessada em qualquer lugar que tenha conexão com a internet.

Assim, o EAD é flexível, otimiza o tempo, reduz os custos e tem a mesma grade curricular em comparação ao curso superior presencial. Veja algumas disciplinas existentes nessa faculdade:

  • Português Instrumental;
  • Direito e Legislação Ambiental;
  • Economia Ambiental;
  • Fundamentos da Administração;
  • Estatística;
  • Filosofia e Ética;
  • Planejamento Urbano e Ambiental;
  • Gestão de Resíduos Sólidos;
  • Avaliação de Impactos Ambientais.

Perfil Profissional

Quem faz gestão ambiental trabalhará com questões que envolvem saneamento básico, controle de qualidade, emissões de gases poluentes nas empresas e resíduos perigosos, ou seja, é preciso gostar de assuntos sintonizados com o meio ambiente.

Ao longo dos dois anos de formação, você terá pela frente atividades práticas e teóricas que contribuirão com a utilização de metodologias participativas por meio de aulas dinâmicas e interativas.

Trata-se de um curso focado em pessoas sintonizadas na tecnologia, sociedade, sustentabilidade e empreendedorismo, sempre com um desenvolvimento favorável à ciência.

Quem conclui a faculdade gestão ambiental sai preparado para o mercado de trabalho, com uma visão crítica e responsabilidade social, podendo atuar tanto nas cidades quanto no meio rural, sempre com foco em atividades que contribuam com o crescimento sustentável.

Mercado de trabalho

Como adiantamos anteriormente, o mercado de trabalho para quem atua no segmento de gestão ambiental é muito amplo. Afinal, as questões em prol da agenda ESG estão crescendo consideravelmente tanto no Brasil quanto nos demais países.

Atualmente, as empresas querem aproveitar os materiais em sua integralidade, deixando o mínimo de resquícios no meio ambiente, seja pela logística reversa, seja pelas práticas sustentáveis.

Assim, esse profissional poderá atuar em indústrias, empresas de saneamento, prefeituras, ONGs, licenciamento ambiental, postos de combustíveis, agropecuária, biotecnologia e, até mesmo, com turismo.

Dessa forma, as oportunidades são amplas e sintonizadas com a construção de uma sociedade que valoriza a qualidade de vida.

Além disso, o gestor ambiental pode atuar em projetos multidisciplinares com equipes de geólogos, arquitetos, biólogos e engenheiros, sempre de olho nas exigências ambientais.

Portanto, trata-se de uma profissão que está no auge e que ainda crescerá no país, tendo em vista que o mercado de carbono ainda nem foi regulamentado no Brasil, ou seja, vários postos de trabalho serão abertos nos próximos anos.

Assim, a faculdade de gestão ambiental amplia os horizontes e faz com que você conquiste o sucesso profissional por meio de atividades sintonizadas com a sustentabilidade.

E aí, ficou interessado nesse curso? Quer saber mais sobre o que se aprende em gestão ambiental? Então acesse a página do curso oferecido pelo Unifacig!

Posts relacionados

Deixe um comentário