Arquitetura e Urbanismo

Fique por dentro das principais áreas da administração para atuar

Escolher uma profissão e um curso para se graduar costuma gerar dúvida nas pessoas, principalmente após o ensino médio. Mas este texto ajuda quem pensa em trabalhar com áreas da administração! A seguir, entenda como é o curso que prepara para o cargo de administrador e como funciona o mercado de trabalho nessa área de atuação.

Em seguida, veja quais são os sete principais tipos de administração —  a exemplo de logística, administração financeira, recursos humanos, consultoria, comércio exterior, gestão de marketing e planejamento estratégico — e por que se especializar em uma área pode ser uma boa opção para você. Por fim, entenda como escolher uma carreira de administrador que se encaixe no seu perfil.

Comece a leitura agora mesmo!

Como funciona o curso de administração e o mercado de trabalho?

O curso de administração contempla mais de 10 áreas, sendo uma graduação ideal para quem deseja ter domínio teórico e prático em atividades ligadas à operação de empresas. A profissionalização oferece bastante vantagem ao estudante por oferecer amplo currículo e diversas possibilidades de atuação, o que garante muita chance ao administrador no mercado de trabalho.

Quais são as principais áreas do curso de administração?

Até o momento, você sabe como funciona, basicamente, a graduação em administração e como está o mercado para esse profissional. No entanto, fica esta dúvida: quais são as especialidades que o administrador pode assumir? Para responder à questão, nós apresentamos sete áreas distintas.

Logística

Dentro de uma empresa, a logística é responsável pelo manejo de produção, estoque e transporte de produtos. Dito de outra maneira, o profissional da área deve garantir a matéria-prima para a organização.

Gerindo todo o fluxo produtivo da marca e chegando ao melhor custo-benefício para otimizar processos, o profissional de logística deve verificar, ainda, normas de qualidade no processamento e utilizar tecnologia para melhorar vistoria sobre transporte dos produtos.

Gestão financeira

Uma das mais tradicionais na administração, a gestão financeira é uma área ligada à aplicação de conhecimento para gerenciar receita em uma empresa. O campo investe técnicas para lidar com a verba de uma organização, na qual será preciso montar estratégias para angariar fundos e assumir gastos necessários.

Nessa função, o administrador responde pela aplicação da receita da instituição e deve definir, inclusive, o pagamento de salário dos profissionais, impostos, fornecedores e outros serviços, ou seja, o cargo requer a análise e o acompanhamento de variáveis econômicas que definem a vida financeira da empresa e auxiliam a tomada de decisões.  

Em caso de financiamento bancário, por exemplo, o administrador financeiro deve analisar condições de pagamento para que a taxa de juros e o parcelamento afetem positivamente o funcionamento da organização. 

Recursos humanos

Recrutamento de pessoal, seleção, contratação e treinamento profissional são etapas com as quais o gestor de recursos humanos está acostumado a trabalhar na sua rotina. A área consolidada é uma das possibilidades de cargo para o administrador, que também fica responsável pela elaboração de planos de carreira dos funcionários.

A vaga é bastante relevante para as organizações, uma vez que o gestor busca conciliar o capital humano com a produtividade e a qualidade de vida no trabalho. Além disso, o gestor de RH contribui para comunicação interna, reformulação de estrutura hierárquica e acompanhamento de ponto e demais treinamentos.

Consultoria

O processo para abrir ou expandir um negócio pode ser muito complicado, devido a uma série de requisitos que o empresário precisa seguir antes de começar a nova jornada. Mas a consultoria pretende facilitar essa etapa, uma vez que o administrador define como gerir os recursos financeiros, materiais e humanos da organização. 

De maneira geral, o profissional que presta consultoria para as organizações comerciais tenta aperfeiçoar os resultados mercadológicos da marca, apontando quais projetos devem ser desenvolvidos e para quem devem ser vendidos. 

Comércio exterior

Quem trabalha com comércio exterior lida com ações administrativas (como negociação e mediação financeira entre países) para o mercado externo. O setor desenvolve os serviços do contexto de transação internacional, ocupando-se da análise de tendências, da elaboração de estratégias e da definição de logística.

Gestão de marketing

O relacionamento entre empresa e possíveis consumidores é o foco da gestão de marketing, que trabalha para fortalecer as vendas de uma instituição. Por isso, a área busca estratégias para não apenas atrair o público consumidor da marca, como torná-lo um comprador fiel dos produtos e serviços da corporação.

O gestor de marketing fica a cargo de pesquisas de mercado que definem o perfil de compra das pessoas, cria estratégias de interação com a marca e propõe soluções para os processos oferecidos pela organização. De forma geral, o administrador deve criar uma imagem excelente para a empresa, principalmente por meio de redes sociais.

Planejamento estratégico

Planejamento estratégico é um dos tipos de administração mais recentes e envolve a definição de metas para executar ações dentro de uma empresa, ou seja, o profissional trabalha para definir que ponto a organização pretende alcançar e como almejar esse objetivo, seja a médio, seja a longo prazo.

Para isso, o profissional deve analisar o mercado de atuação criticamente e identificar fatores que se associam ao desempenho da marca em determinado setor. O trabalho é bastante importante porque não exige apenas um plano, mas metas que a instituição possa alcançar com recursos próprios.

Como escolher área em que você mais se encaixa?

Com tantas opções, o estudante pode ficar em dúvida sobre qual área da administração seguir. A principal dica para lidar com o desafio é buscar se aprofundar no currículo do curso, participando efetivamente das aulas e buscando trabalho com diferentes funções. É essencial contar com instituições de ensino como a Unifacig, que entrega qualidade e ótimo conceito no mercado.

Neste texto, você descobriu como funciona o curso de administração e quais são as principais áreas da graduação, desde a gestão financeira até o planejamento estratégico, passando pela gestão de marketing, o comércio exterior, a logística e a consultoria. Com experiência no mercado e dedicação aos estudos, você consegue encontrar o perfil profissional mais adequado!

Gostou deste post, não é mesmo? Agora que sabe o que é, como funciona e quais são as áreas da administração e o mercado profissional desse ofício no país, entenda o funcionamento da graduação e a grade curricular da função em uma universidade bem-sucedida!

You may also like
Alunos de Arquitetura e Urbanismo visitam a CASA COR – ES!
Professores e Alunos do Curso de Arquitetura e Urbanismo do UNIFACIG Fazem Visita Técnica em Loja de Acabamentos para Construção.

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This