#EuSouUniFacig Inovação Instituto Ayrton Senna Sem categoria

Letramento em Programação: formação de professores.

letramento em programação UNIFACIG

Nos dias 10 e 11 de março de 2020, iniciou-se a formação dos professores municipais das escolas participantes do Programa Letramento em Programação em Manhuaçu.

Iniciado em 2019 em Manhuaçu, trata-se de um programa que objetiva o desenvolvimento de educação integral nas turmas do  4º e 5º ano das escolas, através do ensino de programação, estimulando as competências socioemocionais dos alunos.

A ideia não é formar programadores, mas sim mostrar uma ferramenta para que os jovens procurem soluções incomuns para os problemas e cenários complexos e caóticos.

Dessa forma, a aprendizagem não fica limitada ao cenário da programação, torna-se uma aprendizagem para  vida, uma vez que se desenvolve em sua integralidade.

Novidades para 2020

A novidade deste ano é que mais 3 (três) escolas passam a fazer parte do programa, totalizando agora 6 (seis) escolas, a saber: Escola Municipal Sônia Maria Batista, Escola Municipal Petrina Maria da Conceição, Escola Municipal São Vicente de Paulo, Escola Municipal Bom Jesus, Escola Municipal São Jorge e Escola Municipal Professora Iolanda Lopes Mol Alves.

Durante os encontros, além das falas das formadoras do Centro Universitário UNIFACIG, Andréia Almeida Mendes e Luciana da Rocha Cardoso, contou-se também com a presença da secretária de educação Maísa Damasceno Ferreira de Souza e da coordenadora do programa no município, Lenir Andrade, que puderam falar sobre as expectativas com relação ao programa Letramento em Programação em 2020.

Objetivo do Programa Letramento em Programação

O objetivo das formações realizadas durante todo o ano é o de que, além de formar alunos e cidadãos, promove-se também o crescimento profissional dos docentes, o que garante ainda mais a qualidade na educação.

Ressalta-se ainda que essas formações ocorrerão até o final do ano, de forma a acompanhar todas as atividades desenvolvidas em sala durante o ano pelos professores.

Foi um momento de muita troca entre os participantes, o que contribui ainda mais para o sucesso do desenvolvimento das atividades do programa.

letramento em programação UNIFACIG

 

You may also like
Marketing e setembro amarelo – mobilização em favor da vida
A Aula Inaugural do Curso de Educação Física do Centro Universitário UNIFACIG será marcada pelo ilustre Professor em Fisiologia Gustavo Monnerat.
PROFESSORES E ALUNOS DA UNIFACIG APRESENTAM TRABALHOS NO CONGRESSO MINEIRO DE GERIATRIA E GERONTOLOGIA

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site