[set 2021] Como estudar História no Enem? Confira!

3 minutos para ler

A prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma das mais complexas do Brasil. Esse vestibular é composto de 180 questões, sendo 90 delas sobre as Ciências Humanas — Geografia, Arte, Sociologia, Filosofia e, claro, História.

Estudar História no Enem é um grande desafio para muitos estudantes, pois é uma matéria com conteúdo muito denso e abundante. Ou seja: tem muita coisa para ver! E então: como ajustar o aprendizado para gabaritar o caderno de Ciências Humanas e Suas Tecnologias?

Continue a leitura e confira algumas dicas bacanas para ajudar você nesse processo e fazer com que a sua aprovação fique muito mais próxima!

Conheça as matérias que mais caem

Uma boa dica para começar é entender quais são os conteúdos mais cobrados nessa prova. De modo geral, são os temas:

  • Período Colonial do Brasil;
  • Segundo Reinado do Brasil;
  • Período Republicano do Brasil;
  • Ditadura Militar do Brasil;
  • Roma Antiga;
  • Revolução Industrial;
  • Revolução Francesa.

Além disso, não deixe de estudar sobre os países da América, como os Estados Unidos, o México e, até mesmo, as antigas civilizações que viveram por aqui. Esse também é um tema que, vira e mexe, aparece nas provas!

Estude muito a teoria

Outra dica muito importante é conhecer bem a teoria dos conteúdos. Essa é a base para que você possa partir para os exercícios e, claro, para a resolução da prova com segurança e clareza.

Faça bons resumos

Resumir o que você acabou de aprender também é uma ótima forma de estudar. Anote o que você se lembra da aula a que assistiu e, depois, leia a teoria novamente para preencher as lacunas. Esses resumos também vão ajudar muito na revisão!

Ajude alguém a estudar

Outra forma de estudar é ensinar o conteúdo para alguém. Falá-lo em voz alta e relembrar tópicos importantes ajuda muito na fixação. Caso você não tenha um amigo de estudos, grave podcasts com a sua explicação. Eles também poderão ser usados para revisar mais tarde.

Relacione os temas

Quando o assunto é História, uma das maneiras mais eficientes de aprender é relacionar temas. Nessa matéria, tudo está interligado. Se você pensar nisso como uma grande saga de livros — para quem gosta de As Crônicas de Gelo e Fogo, é moleza! — , vai ficar bem mais fácil entender como tudo está relacionado e um acontecimento influencia diretamente no outro. 

Revise atualidades

Tudo o que acontece hoje em dia ocorre por conta de algum evento do passado. Então, ao estudar atualidades — outro assunto importantíssimo para a prova do Enem —, tente entender as origens históricas daquele problema.

Assista a filmes e séries

Por fim, mas não menos importante, assista a filmes e séries sobre conteúdos históricos! Além de divertir e relaxar, esse tipo de estratégia ajuda na assimilação de fatos. Mas não se esqueça de sempre conferir se tudo que está na tela realmente é verídico! 

Gostou de saber como estudar História no Enem? Com essas dicas, o seu aprendizado vai melhorar bastante, pode confiar! Além disso, não deixe de fazer muitos exercícios e sempre revisar o conteúdo para mantê-lo fresquinho em sua mente.

Caso tenha alguma dúvida ou queira saber mais sobre o vestibular, entre em contato com a UNIFACIG! Aqui, o seu sonho do ensino superior torna-se realidade. Pode contar com a gente!

Posts relacionados

Deixe um comentário