IV JORDI – Jornada de Direito UNIFACIG

4 minutos para ler
Nos dias 24 e 25 de maio de 2021, o curso de Direito do Centro Universitário UNIFACIG  proporcionou de forma on-line a IV Jornada De Direito (JORDI).

A Jornada de Direito é um evento organizado pelos alunos do curso de Direito juntamente com professores, tendo como objetivo a integração dos acadêmicos com profissionais e promover a reflexão a respeito dos temas jurídicos propostos, como fundamental para o crescimento do conhecimento jurídico do discente e da comunidade.

O evento apresentou temas jurídicos relevantes para a comunidade acadêmica e é extensivo à sociedade, que pôde se inscrever e participar.
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável são uma campanha da Organização das Nações Unidas para promover mudanças positivas no mundo do futuro. Esses objetivos representam planos que todos os Estados-membros da ONU devem seguir para atingir alguns objetivos. 
O Centro Universitário UNIFACIG aderiu ao Pacto Global da ONU e assumiu a responsabilidade de contribuir para o alcance da agenda global de sustentabilidade, bem como trabalhar sua extensão.

Alunos foram envolvidos nos temas Agenda 2030, desenvolvimento sustentável, ODS, trabalho decente,  meio ambiente, igualdade de gênero e empoderamento feminino, trazidos pelos renomados palestrantes Alexandre Horácio Couto Bittencourt, Carlo Linkevieius Pereira, Sonia Consiglio Favaretto, Sabrina Colares Nogueira e Patrícia Sekhon.

No dia 24 de abril de 2021, o evento iniciou com a palestra “Agenda 2030 e ODS: Desafios e oportunidades”, contando com  Sonia Consiglio Favaretto e Carlo Linkevieius Pereira,  especialistas acerca do tema, sendo recepcionados pela coordenadora do curso, prof. Msc Giselle Franklin e a aluna Ana Paula Latfalla. Os palestrantes introduziram o tema para a comunidade acadêmica, compartilhando suas experiências e respondendo as perguntas dos alunos. Logo após, a palestra “Mulheres do mundo, uni-vos: representatividade, sororidade e empoderamento feminino”, ministrada pela advogada Dra Patrícia Sekhon, trouxe a meta 5/ODS, que prevê a igualdade de gênero, por esse fator e pela necessidade em evidenciar a mulher em diversos pontos de conhecimento e debate.

A palestra também contou com a participação dos graduandos Bernardo Henrique Pereira Marcial e Julliana Victória Almeida, ambos no 7° período do curso de direito, e com a prof. Msc. Amanda Dutra Hot. 
No dia 25 de maio, os discentes Daniel Fernandes Ferreira e Emmanuelle da Silva Viana juntamente com a  prof. Msc. Thaysa Alvim iniciaram o evento e recepcionaram a Dra. Sabrina Colares que, logo, deu início a uma exposição acerca do ODS 8 , com o tema “Trabalhadores da Saúde e adoecimento mental pós pandemia: há caminhos para a efetivação do trabalho decente?”. Nesse sentido, a Dra. Sabrina Colares expôs sobre os desafios enfrentados por esses profissionais em meio a pandemia, principalmente no que tange às condições de trabalho dignas e sua relação direta com a saúde mental do trabalhador.  

Após, os discentes Iago Martins Labanca e Julliana Victoria Almeida, sob a supervisão da prof. Msc Milena Cirqueira Temer, deram inicio à segunda palestra da noite prestando todos os cumprimentos e agradecimentos ao Dr. Alexandre Horácio C. Bittencourt, que deu inicio a apresentação e exposição do tema: “Agenda 2030- Os desafios para um futuro sustentável”. O Dr. Alexandre buscou como objetivo relatar uma Agenda com vista ao objetivo de erradicação da pobreza e ao desenvolvimento econômico, social e ambiental à escala global, incluindo na temática diversos ODS. Apesar das distintas iniciativas apresentadas, ele relata que o caminho para o atingimento de todos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável ainda é longo, e feito de avanços e retrocessos.  

O evento, contando com uma média de 150 alunos por palestra, mais uma vez, se valendo de seu sucesso, contou a participação direta de professores e alunos, que se engajaram nas apresentações e estudos sobre o tema. Os ouvintes demonstraram profundo interesse pelo tema, participaram da palestra deixando comentários, elogios e ainda, questionamentos importantes sobre a temática abordada.  A IV JORDI conseguiu atingir seu objetivo ao promover o avanço das fronteiras do
conhecimento para a formação do pensamento crítico dos nossos alunos, além do compromisso com a construção de uma sociedade mais justa e cada vez melhor.

Escrito pelas discentes Emmanuelle da Silva Viana, Julliana Victoria Almeida e Lívia Veridiano Miranda.


Posts relacionados

Deixe um comentário