#EuSouUniFacig Unifacig

CAMPANHA MAIO LARANJA – ALUNOS DE PEDAGOGIA UNIDOS CONTRA O ABUSO SEXUAL INFANTIL

Maio Laranja

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído oficialmente no país através da lei nº 9.970, de 17 de maio de 2000.

O mês, chamado de Maio Laranja, é dedicado à realização de atividades de prevenção relacionadas ao abuso sexual de crianças e de jovens. O dia 18 foi escolhido porque, em 18 de maio de 1973, em Vitória, no Espírito Santo, um crime, conhecido como Caso Araceli, chocou o país pela brutalidade. Araceli era o nome de uma menina de apenas oito anos de idade que foi raptada, estuprada e morta por jovens de classe média alta.

Acredita-se que a melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. Assim sendo, é necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco e o acompanhamento da vítima e do agressor. 

Assim como no caso da violência contra as mulheres, o lar também pode ser um local inseguro para crianças e adolescentes vítimas de abusos. Isso porque, conforme dados do Disque 100, mais de 70% dos casos são praticados por familiares. Por isso, o período de isolamento social vivido devido à pandemia pode ser um perigo.

Os alunos de Pedagogia do UNIFACIG acreditam que o primeiro passo é falar sobre este assunto; em função disso, quanto mais tabus e censuras, maior será o desconhecimento da população e, por consequência, os índices de abuso aumentarão.

Se quisermos uma sociedade menos violenta, precisamos educar nossas crianças e adolescentes para uma cultura de paz e oferecer a elas uma educação sexual de qualidade, comprometida com a formação de cidadãos conscientes e responsáveis tanto com a proteção de si, quanto com a proteção do outro.

 

Texto: Lidiane Hott de Fúcio Borges

 

 

 

 

 

You may also like
Pró-Reitor do UNIFACIG toma posse como Vice-Presidente de Registro do CRC-MG
unifacig, odontologia, ciops, tecnologia, inovação, clínica odontológica
UNIFACIG participa do Congresso Internacional de Odontologia – CIOSP
Projeto “Aulas que Inspiram”

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site

Share This