Vestibulando

Matemática no vestibular: saiba o que você precisa estudar

Ao se preparar para fazer uma prova de vestibular, os candidatos se organizam e estudam os assuntos que são cobrados em português, física, história, entre outros. No entanto, a área que mais preocupa os vestibulandos é a matemática.

Essa área costuma assustar muitos alunos e, por ser muito extensa, pode deixar o estudante confuso com o que é mais importante. Se você vai tentar o vestibular e está perdido sobre essa matéria, fique despreocupado, pois mostraremos os principais pontos com os quais você precisa se preocupar quando o tema é matemática no vestibular!

Seno, cosseno e tangente

Trigonometria é o conteúdo matemático com mais chance de cair na prova do vestibular e talvez seja o que mais causa receio entre os vestibulandos. Por isso, antes de começar a fazer os exercícios, é importante conhecer a teoria para facilitar a compreensão. A trigonometria estuda as relações entre os ângulos e os comprimentos dos lados de um triângulo retângulo, sendo assim, trabalha com as medidas seno, cosseno e tangente.

O contexto em que costumam ser cobradas as questões de trigonometria é mediante as relações das medidas dos ângulos do triângulo com as medidas de seus lados. Sendo assim:

  • o seno é a divisão do cateto oposto pela hipotenusa;
  • o cosseno é encontrado pela divisão do cateto adjacente pela hipotenusa;
  • a tangente é dada pela divisão do cateto oposto pelo adjacente.

PA e PG

Quando são cobrados a progressão aritmética (PA) e progressão geométrica (PG), comumente, são de maneiras não tão explícitas. Dessa forma, você precisa ficar muito atento ao enunciado e saber que:

  • a PA, é toda da sequência numérica em que cada termo subsequente equivale à soma do anterior com um valor denominado razão;
  • a PG pode ser entendida como qualquer sequência numérica em que, a partir do termo subsequente, a sequência é dada mediante a multiplicação do termo anterior pela razão.

Funções

Para fazer uma prova de matemática no vestibular é fundamental compreender as funções de 1° e 2° graus. Isso porque o entendimento dessas funções auxilia na resolução de muitos problemas matemáticos, uma vez que elas se encontram implícitas na maioria das questões. Dessa forma, a dica aqui é fazer muitos exercícios dos vestibulares anteriores para poder ter uma visão mais lógica sobre o que o enunciado está pedindo.

Porcentagem

A porcentagem é algo que está no nosso dia a dia. É muito comum o uso da porcentagem relacionada ao aumento de preço, lucro, perda de peso, resultado de pesquisas, entre outros. Provavelmente, um conteúdo que não vai faltar na matemática no vestibular é a porcentagem.

Existem diferentes maneiras de solucionar uma questão de porcentagem. Uma dica de ouro para você solucionar qualquer questão que envolva porcentagem é só prestar bastante atenção no enunciado e resolver a questão com a ajuda da valiosa regra de três. Isso mesmo, a regra de três vai facilitar sua resolução e provavelmente você não vai perder essa questão.

Probabilidade

A probabilidade está relacionada a experimentos similares, com muitas variações e que apresentam resultados que não são possíveis de prever. Por exemplo, ao jogarmos uma moeda, há tanto probabilidade do resultado ser cara quanto coroa.

Sendo assim, o estudo da probabilidade tem como base as diversas possibilidades mediante o espaço de amostras. A probabilidade tem uma “probabilidade” muito grande de cair na matemática no vestibular. Sendo assim, faça inúmeros exercícios sobre esse tema para não errar essa questão. 

Matemática não é um bicho de sete cabeças como quase todos pensam. Esteja atento a essas dicas, tente dominar a teoria e, sobretudo, faça muitos e muitos exercícios para você gabaritar a prova de matemática no vestibular.

Então, curtiu nosso post sobre a matemática no vestibular? Que tal assinar agora a nossa newsletter e receber direto na sua caixa de e-mail outros posts como este? Até a próxima!

You may also like
Afinal, é possível passar no vestibular sem fazer cursinho preparatório?
Saiba como ingressar em uma faculdade particular
Sem grana para ingressar na faculdade? Conheça bolsas e auxílios

Deixe seu comentário

Seu comentário*

Nome*
Site